CENTENÁRIO DE GEORGE ORWELL
Os dilemas do intelectual militante de esquerda
Resumo
George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 25 de junho de 1903, na cidade de Motihari, Bengala, região da Índia. De família inglesa, seu pai era funcionário da administração do império britânico. Ainda criança, sua família retornou à Inglaterra. Foi educado em escolas tradicionais inglesas. Em 1922, entrou para a polícia colonial britânica, servindo na Birmânia. Em janeiro de 1928, pediu demissão e retornou à Europa, onde viveu um período difícil, mendigando e trabalhando como lavador de pratos.
Downloads
Referências
BETTO, Frei. Batismo de sangue. São Paulo: Círculo do Livro, 1982.
BURKE, Peter. “Seitas e igrejas na história do conhecimento”. Folha de S. Paulo, Mais, 27.08.2000, pp. 16-17.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico; O suicídio; As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Abril Cultural, 1983 [Seleção de textos de José Arthur Giannotti. Coleção: Os Pensadores]
HOWE, Irving. A política e o romance. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.
KURZ, Robert. “Parábolas do meio-irmão”. Folha de S. Paulo, Mais, 01.06.03.
MENAND, Louis. “A invenção de George Orwell”. Folha de S. Paulo, Mais, 01.06.03.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1998.
__________. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Globo, 2000.
PYNCHON, Thomas. “Rumo a 1984”. Folha de S. Paulo, Mais, 01.06.03.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.