Relações de trabalho e o ensino de sociologia:
estudo sobre o trabalho do docente de sociologia em Macapá (AP)
Resumo
Este estudo buscou compreender o cenário de trabalho do docente de sociologia, enquanto trabalhador, da Escola Estadual José do Patrocínio, Macapá-AP. Tendo em vista as concepções sobre as relações de trabalho, que apresentam múltiplas complexidades, buscou-se analisar o cenário de trabalho dos professores de sociologia e seus desdobramentos a partir dos próprios panoramas e demandas apresentadas pelos professores enquanto agentes e atores sociais de grande destaque do ambiente escolar e educacional. Nessa perspectiva, a pesquisa foi realizada na Escola Estadual José do Patrocínio (JP), vinculada à Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED-AP), do Governo do Estado do Amapá (GEA), que fica localizada no distrito de Fazendinha, pertencente à cidade de Macapá-AP. A metodologia deste trabalho constitui-se a partir da análise de dados oriundos dos recursos de aplicação de questionários direcionados aos trabalhadores docentes de sociologia no ambiente escolar. Nesse sentido, buscou-se apresentar o cenário de trabalho do docente de sociologia e seus desdobramentos a partir da pesquisa de campo realizada na Escola Estadual José do Patrocínio.
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