Resolvendo o problema de como tratar o dia 13 de maio nas escolas

  • Henrique Antunes Cunha Junior Faced UFC
Palavras-chave: 13 de maio na escola; Conteúdos educacionais; População negra; Historia da população negra; Identidades negras.

Resumo

O artigo é resultado de analise das experiências da comemoração do dia 13 de maio nas escolas. Engloba os posicionamentos favoráveis e desfavoráveis a comemoração e propõe um caminho para tratamento do tema. O caminho encontrado é trabalhar os conteúdos em seis partes denominados como episódios sobre o dia 13 de maio. Parte da premissa que a data sintetiza longos processos históricos e que fecharam um ciclo histórico de luta pela liberdade sem, contudo resolver os problemas das desigualdades impostas à população negra. Uma das conclusões importante do artigo é que a forma de tratar os conteúdos apresentados nas escolas no dia 13 de maio contém uma importância significativa na formação das identidades positivas das alunas e alunos negros.  

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Biografia do Autor

Henrique Antunes Cunha Junior, Faced UFC

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Membro do Instituto de Pesquisa da Afrodescendencia - IPAD

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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cunha Junior, H. A. (2021). Resolvendo o problema de como tratar o dia 13 de maio nas escolas. Revista Espaço Acadêmico, 20(226), 148-162. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53292