O espaço do sagrado e a presentificação da morte na obra do escritor moçambicano Mia Couto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo promover um diálogo sobre as tradições ancestrais moçambicanas e o espaço do sagrado, mormente se encontram profundamente delineadas na obra Terra sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto. Na esteira destas discussões, abordaremos as concepções de vida e a presentificação da morte. Um conceito que se apresenta de forma reiterada no romance de Mia Couto é a interferência de espíritos entre os seres vivos, razão pela qual, dialogamos com alguns teóricos sobre essas forças intermediárias entre os homens e o Ser Supremo, e, dos quais, muitas vezes, pela crença, são associados à fecundidade, ao sucesso e à harmonia.
Downloads
Referências
CABAÇO, José Luís. Moçambique. Identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letra, 2015.
CURY, Maria Zilda Ferreira; FONSECA, Maria Nazareth Soares. Mia Couto: Espaços ficcionais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
DAIBERT, Robert. A religião dos Bantos: Novas leituras sobre o Calundu no Brasil colonial. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 28, n. 55, p. 7-25, jan./dez. 2015.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
FERREIRA, Ana Maria Teixeira Soares. Traduzindo mundos: Os mortos na narrativa de Mia Couto, 2007. (Tese). (Doutorado em literatura) – Departamento de línguas e culturas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2007.
LARANJEIRA, Pires. Mia Couto, o escritor improvável. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v.1, n.1, p. 57-62, 2012.
NETO, Júlia de Souza. Terra sonâmbula à luz da ancestralidade, Goiânia. 2013. 72f. Dissertação (Mestrado em Letras) Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.
NOA, Francisco. Perto do fragmento, a totalidade. São Paulo: Kapulana Editora, 2015.
OLIVEIRA, Maura Eustáquia de. Transgressão: O lugar da literatura de Mia Couto e Luandino Vieira. In: CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania. Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013.
SILVA, Ana Cláudia da. O rio e a casa. Imagens do tempo na ficção de Mia Couto. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.