As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo

  • Antonio Andrioli UFFS
Palavras-chave: educação, políticas educacionais, liberalismo

Resumo

A conjuntura das políticas educacionais no Brasil ainda demonstra sua centralidade na hegemonia das ideias liberais sobre a sociedade, como reflexo do forte avanço do capital sobre a organização dos trabalhadores na década de 90. A intervenção de mecanismos internacionais como o FMI e o Banco Mundial, aliada à subserviência do governo brasileiro à economia mundial, repercute de maneira decisiva sobre a educação. Em contrapartida, a crise do capitalismo em nível mundial, em especial do pensamento neoliberal, revela, cada vez mais, as contradições e limites da estrutura dominante. A estratégia liberal continua a mesma: colocar a educação como prioridade, apresentando-a como alternativa de “ascensão social” e de “democratização das oportunidades”. Por outro lado, a escola continua sendo um espaço com grande potencial de reflexão crítica da realidade, com incidência sobre a cultura das pessoas. O ato educativo contribui na acumulação subjetiva de forças contrárias à dominação, apesar da exclusão social, característica do descaso com as políticas públicas na maioria dos governos.



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Biografia do Autor

Antonio Andrioli, UFFS

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade de Osnabrück – Alemanha.

Referências

ABAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2. ª Ed. Tradução Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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Publicado
2020-04-28
Como Citar
Andrioli, A. (2020). As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo . Revista Espaço Acadêmico, 2(13). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53390