Prática formativa antirracista in cena:

o brado antigenocida do Erê do Bando de Teatro Olodum

  • Regia Mabel Freitas UFBA
Palavras-chave: teatro negro, debate racial, genocídio de jovens negros

Resumo

Este artigo evidencia o viés formativo do Bando de Teatro Olodum sobre questões raciais para plateias através do espetáculo Erê (2015). A metodologia utilizada foi, quanto aos objetivos, uma pesquisa exploratório-descritiva da realidade social; quanto à natureza dos dados, elegeu-se a qualitativa; quando aos procedimentos de coleta de dados e fontes de informação, realizaram-se revisão bibliográfica de autores em geral negrorreferenciados e pesquisa de campo para coleta de dados empíricos, aplicando 75 (setenta e cinco) questionários com espectadores. Os resultados apontaram que essa montagem robusteceu com maestria o capital cultural de espectadores acerca do genocídio de jovens negros.

 

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Biografia do Autor

Regia Mabel Freitas, UFBA

Mulher Preta Feminista Antirracista. Doutora em Difusão do Conhecimento (Universidade Federal da Bahia/ UFBA), Mestra em Políticas Sociais e Cidadania (Universidade Católica do Salvador/ UCSal), Especialista em Ensino da Cultura Afro-brasileira (Universidade Salvador/ UNIFACS), Novas Tecnologias da Comunicação e Informação na Educação (Universidade do Estado da Bahia/ UNEB) e Novas Abordagens no Ensino de Língua Portuguesa (UNIFACS) e Graduada em Letras Vernáculas (UCSal). Professora universitária. Pesquisadora, Palestrante e Organizadora de eventos, livros e periódicos acerca de epistemes negrorreferenciadas numa perspectiva interseccional enucleando à raça as avenidas identitárias classe, crença, gênero, geração e orientação sexual. Experiência na área de Relações Raciais, com ênfase em Educação Antirracista, atuando em temas como Artes Negras, Culturas Africana e Afro-brasileira, Decolonialidade, Direito Antidiscriminatório e Feminismo Negro. Coordenadora do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Relações Raciais (NUMPERR), Professora-orientadora da Empresa Júnior (MultiGestão), dos Diretórios Acadêmicos de Direito e Administração e Preceptora de Oratória e Retórica de Equipes de Competições jurídicas nacionais (Arbitragem Empresarial e Direito Tributário) do Centro Universitário Ruy Barbosa - UniRuy. Integrante do Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na diáspora - ALDEIA (Universidade Federal do Sul da Bahia/ UFSB). Consultora do Projeto Político Pedagógico do Centro de Formação da Performance Negra do Bando de Teatro Olodum. Membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da rede pública de ensino estadual. Autora do livro Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena (premiado no Edital Coleção Étnico-Racial/ Série Comemorativa de 10 anos da lei 10.639 da Universidade Federal de Pernambuco), capítulos de livros, poemas e artigos, cordeis e resenhas publicados em revistas nacionais e internacionais sobre as temáticas supracitadas. Exerceu a função de Formadora, Conteudista de Material didático e Palestrante de profissionais das diversas áreas do atendimento das unidades da FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente), de instituições parceiras e da rede de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de adolescentes em atendimento socioeducativo da Bahia. Atuou como Articuladora de Arte e Cultura dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual. 

Referências

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Publicado
2020-11-13
Como Citar
Freitas, R. M. (2020). Prática formativa antirracista in cena:. Revista Espaço Acadêmico, 20(225), 282-293. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53403