O racismo religioso e as estratégias de enfrentamento da Casa Terreiro Ventos de Angola/Caxuté

  • Salvador Cardoso Silva Muniz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Veridiana Silva Machado
Palavras-chave: Conversador. Pedagogia do Terreiro. Candomblé.

Resumo

Esse artigo buscou compreender as estratégias de enfrentamento da Casa Terreiro de Ventos de Angola/Caxuté ao racismo religioso. Esse trabalho se caracterizou como um estudo de caso, de natureza qualitativa, no qual realizou-se entrevistas semi-estruturadas com dois integrantes do Casa Terreiro Ventos de Angola / Caxuté. Com base nas entrevistas constatou-se que existe uma atividade com a comunidade e os membros do Terreiro denominada Conversador, que busca, além do diálogo ancestral, formação política para que os adeptos do terreiro se fortaleçam e possam se constituir, unindo forças para sobreviver às políticas e ações que violam seus direitos. Concluiu-se que os “O conversador” têm potencializado o desenvolvimento de diálogos políticos, sociais e educacionais abordando as problemáticas que são enfrentadas pelo povo negro, sobretudo pelo povo de candomblé.

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Biografia do Autor

Salvador Cardoso Silva Muniz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina PECEM-UEL. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz PPGEM-UESC. Especialista em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais, na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Atualmente, é professor de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Jacobina), em que leciona disciplinas de Matemática e Estatística. Tem experiência no Ensino Superior lecionando a disciplina: Conteúdos e Metodologias do Ensino da Matemática na Educação Infantil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPEFOPEM - UEL). Atua nas áreas de Formação de Professores que ensinam Matemática, Educação Matemática Inclusiva e Ensino de Matemática para Surdos.

Veridiana Silva Machado

Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Especialista em Psicoterapia Analítica pelo Instituto Junguiano da Bahia; Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP; Doutoranda em estudos étnicos e africanos. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Psicologia e Cultura, Etnopsicologia, Psicologia e Religião, Cultura afro-brasileira e Relações Étnico-Raciais. 

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Publicado
2021-03-06
Como Citar
Muniz, S. C. S., & Machado, V. S. (2021). O racismo religioso e as estratégias de enfrentamento da Casa Terreiro Ventos de Angola/Caxuté. Revista Espaço Acadêmico, 20(227), 62-74. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53409
Seção
Dossiê - PENSAR NEGRO: Espiritualidade, Políticas e Tecnologias Ancestrais