Filosofia a partir da Informática: um desafio para a universidade

  • Antonio Andrioli UFFS
Palavras-chave: Filosofia, Informática, Educação

Resumo

O texto é fruto de uma experiência de docência de Filosofia no curso de Informática, a partir da qual construímos, em interação com a turma envolvida, um conjunto de reflexões que pretendemos aqui socializar. Não se trata, portanto, da apresentação de respostas à problemática da relação entre filosofia e informática na universidade e sim da análise de uma experiência docente com o tema, no sentido de contribuir com o debate. Por isso, ao invés de trazer respostas, nossa intenção é fazer perguntas e, com isso, o texto abre mão de boa parte de seu caráter propositivo para se constituir em elemento de problematização da prática delimitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ARISTÓTELES. A Política. Livro I. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 2ª. Ed. ver. e atual. São Paulo: Moderna, 1993.
BOUKHARAEVA. Luiza Mansurovna. A Cultura Filosófica da Atividade do Engenheiro. In: SCHNEIDER Paulo Rudi (org.) . Introdução à Filosofia. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1995.
BRANCO, Samuel Murgel. O saber científico e outros saberes. In: KUPSTAS, Márcia (org.) Ciência e Tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.
CASTELLS, Manuel. La Era de la Información. Economía, Sociedad y Cultura. Volume I, Madrid: Alianza Editorial, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
CORAGGIO, José Luis. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? Tradução de Mônica Corullón. In: TOMMASI, Lívia de, WARDE, Mirian Jorge e HADDAD, Sérgio (organizadores).  O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1998.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Círculo do Livro, 1982.
LÉVY, Pierre. Ciberespaço como um passo meta evolutivo. Anais do VII Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Científica. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2000.
MACHADO, João. Internacionalização do Capital: uma fase perversa. Revista São Paulo em Perspectiva, n.º. 3. São Paulo: 1998.
MACIEL, Marco. Educação e liberalismo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.
MOREIRA, Ruy. .A Técnica, o Homem e a Terceira Revolução Industrial.. In: KUPSTAS, Márcia (org.) Ciência e Tecnologia em debate. São Paulo, Moderna, 1998.
POMMER, Arnildo O que é uma Universidade. In: SCHNEIDER Paulo Rudi (org.) . Introdução à Filosofia. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1995.
RUEDELL, Aloísio. Filosofia da Linguagem. Texto preparado para a Semana Acadêmica do Curso de Letras da UNIJUÍ, Campus Santa Rosa, apresentado em 19/05/95.
SCHNEIDER, Paulo Rudi. O que é Filosofia? In: SCHNEIDER, Paulo Rudi (org.) . Introdução à Filosofia. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1995.
VIRILIO, Paul. A Bomba Informática. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.
Publicado
2020-07-23
Como Citar
Andrioli, A. (2020). Filosofia a partir da Informática: um desafio para a universidade. Revista Espaço Acadêmico, 2(17). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53410