A ideologia do "atraso"
Resumo
Os defensores do pensamento único, que contam com a hegemonia dos grandes meios de comunicação, têm adotado uma ofensiva ideológica unificada de desqualificação de qualquer teoria que possa se confrontar à lógica liberal em curso. A expressão mais explícita desse fenômeno tem acontecido em torno da realização do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. O que se percebe é que, diante do emergente movimento de contestação mundial do neoliberalismo, os defensores do capitalismo logo se apressaram em dizer que a base teórica de seus oponentes é do “culto ao atraso”. Assim, ao invés de afirmar sua posição com argumentos a seu favor, o procedimento é inverso: a desqualificação do outro, na tentativa de impedir ou anular sua validade no debate.
Downloads
Referências
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.