A crítica da hermenêutica e a hermenêutica da crítica

  • Antonio Andrioli UFFS
Palavras-chave: hermenêutica, crítica das ideologias, dialética

Resumo

A hermenêutica e a dialética têm sido o centro do debate sobre método em filosofia da atualidade. A “reviravolta pragmático-lingüística” (expressão usada por Manfredo de Oliveira) na filosofia marcou profundamente a cultura contemporânea, de tal forma que podemos afirmar a emergência da hermenêutica das tradições, de Hans-Georg Gadamer, e da crítica das ideologias, proposta por Jürgen Habermas, como dois grandes paradigmas de nosso tempo. As duas proposições têm sido consideradas como contraditórias, no momento em que ambas se reivindicam um caráter de universalidade. A grande tarefa dos filósofos contemporâneos, a partir da filosofia da linguagem, situa-se em torno da compreensão das teorias propostas e a possibilidade de atestar suas divergências ou convergências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

RICOUER, Paul. Interpretação e Ideologias. Organização, tradução e apresentação de Hilton Japiassu. 4.ª ed., Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1983.
Publicado
2020-05-28
Como Citar
Andrioli, A. (2020). A crítica da hermenêutica e a hermenêutica da crítica . Revista Espaço Acadêmico, 3(24). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53419