O modelo de ensino jurídico tradicional e a democratização do saber

  • Lucivaldo Maia Rocha UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Palavras-chave: Ensino Jurídico. Currículo. Docente

Resumo

O ensino jurídico no Brasil ainda se mostra agregado à prática de aulas expositivas, ministradas com base em conteúdo pré-elaborados sob o viés dogmático, com saberes prontos, levados aos alunos como verdades. O presente estudo visa explorar referido paradigma, com abordagem na normatização dos processos de ensino. Cogita-se do fenômeno da passividade do discente na construção do saber. No mesmo propósito, pretende-se abordar a omissão do modelo de ensino jurídico das considerações sobre os conhecimentos dos discentes, desprezados, na perspectiva de que não constituem saberes agregáveis ao modelo de ensino tradicional. Tal fenômeno poderá ou não alargar o senso crítico dos discentes dos cursos de direito na abordagem dos temas lecionados, de modo a conduzi-los à meros expectadores passivos dos mestres donos do saber, assumindo posições acríticas da realidade da ciência jurídica e dos fatos sociais em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucivaldo Maia Rocha, UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Advogado/docente do Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA -. Especialização em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Unichristus (2016). Mestrado em Direito Constitucional, área de pesquisa Direito Público, Área de concentração: Direito Constitucional Público e Teoria Política e Linha de pesquisa: Teoria da Democracia, pela Universidade de Fortaleza, UNIFOR (2020).

Referências

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Advogado/docente do Centro Universitário Católica de Quixadá. Especialização em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Unichristus (2016). Mestrando em Direito Constitucional pela UNIFOR -Universidade de Fortaleza, área de pesquisa Direito Público, Área de concentração: Direito Constitucional Público e Teoria Política e Linha de pesquisa: Teoria da Democracia (2018).
Publicado
2021-03-06
Como Citar
Rocha, L. M. (2021). O modelo de ensino jurídico tradicional e a democratização do saber. Revista Espaço Acadêmico, 20(227), 142-153. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53659