Vai um bom conselho?
Heidegger, Byung-Chul Han e Chico Buarque diante das possibilidades positivas de ser-com o outro na sociedade contemporânea do desempenho.
Resumo
Com base nas possibilidades positivas de ser-com o outro, parágrafos 26 e 27 de Ser e tempo, de Martin Heidegger, o artigo propõe uma reflexão sobre o papel de atividades de aconselhamento no contemporâneo - aqui tratadas como práticas de ‘consultoria’. Partindo do princípio de que tais atividades apresentam-se como representantes do modelo impessoal (sentido heideggeriano), levanta-se o risco de desoneração daquele que é atendido, já que objetivos podem ser considerados como previamente dados pela impropriedade mundana. Propõe-se a questão: seria possível uma abertura à reinvindicação, na qual os profissionais de áreas consultivas relativizassem os próprios mandatos mercadológicos, emancipando o outro a cuidar de si a partir de um autêntico projeto de sentido? Parte-se da ditadura psicopolítica da ‘sociedade do desempenho’, diagnosticada por Byung-Chul Han, e tem-se como contorno poético o aconselhamento de Chico Buarque em suas canções, Bom conselho e Vence na vida quem diz sim.
Downloads
Referências
CASANOVA, Marco. Mundo e Historicidade: leituras fenomenológicas de Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2017.
DUARTE, André. Heidegger e o outro: a questão da alteridade em Ser e tempo. Revista Natureza Humana. Versão impressa ISSN 1517-2430. São Paulo. v.4. n.1. jun 2002. In: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302002000100005. Consultado em 10.11.19.
FIGAL, Günter. Introdução a Martin Heidegger. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2016.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica – o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora Âyiné. Nr.1. aut-aut, 2018.
_______________. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 2015.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Parte 1. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. 12 Ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002 [1927].
INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Tradução de Luísa Buarque de Holanda; revisão técnica Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. 2002.
LABORATÓRIO DA CONSULTORIA. O que é Consultoria? Disponível em http://laboratoriodaconsultoria.com.br. Acesso em 19.10.2019.
PUTTI, Alexandre. Entrevista com Eduardo Moreira. In: Revista Carta Capital, 10/05/2019. Arquivo Digital. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/economia/mercado-nao-seria-a-solucao-ele-e-o-problema-diz-eduardo-moreira/. Acesso em 28.11.2019.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.