A “Filosofia do nós”:
Ubuntu como campo fértil para um futuro alternativo possível
Resumo
A tendência é que tenhamos cada vez mais artigos acadêmicos publicados que abordem e questionem os preceitos éticos de nossa existência no século XXI. As crises ambientais, econômicas, políticas e sociais são crescentes. Nesse artigo pretendo trazer a cosmovisão africana Ubuntu para pensar a utopia concreta do estabelecimento de diretrizes éticas planetárias para um devir em que a valorização do “eu” se alinhe com a perspectiva do “nós” para a conscientização e enfrentamento de nossos erros, equívocos e injustiças cometidos ao longo da História.
Downloads
Referências
_____, Leonardo. Um design ecológico para a democracia. Disponível em http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.comhttp://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/07/leonardo-boff-um-design-ecologico-para.html. Acesso em 21/05/2020.
_____, Leonardo. Apresentação. In: ABDALLA, Mauricio. O princípio da cooperação: em busca de uma nova racionalidade. São Paulo: Paulus, 2004.
BUTLER, Judith. The Force of Nonviolence: An Ethico-Political Bind. New York: Verso Books, 2020
CAPRA, Frtijof e STEINDL-RAST, David. Pertencendo ao universo – Explorações nas fronteiras da ciência e da espiritualidade. São Paulo: Ed. Cultrix, 1991.
CORNELL, Drucilla. As relações entre o “eu” e o “outro”: o Ubuntu como prática ética da singularidade. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, Ed. 253, p. 23-26, dez/2010.
HAWS, Charles. O Ubuntu é liberdade indivisível. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, Ed. 253. p. 14-18, dez/2010.
KRZNARIC, ROMAN. O poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2015.
LOUW, Dirk J. Ubuntu: An African Assessment of the Religious Other. Twentieth World Congress of Philosophy, 1998.
MALOMALO, Bas’Ilele. Eu só existo porque nós existimos. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, Ed. 253, p. 19-22, dez/2010.
MATEUS, Antonio. Mandela – A construção de um homem. Alfragide, Portugal: Oficina do Livro, 2010.
MELO, Nélio Vieira de. A Ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS; Recife: INSAF, 2003.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Mcm Martins. Publicações Europa-América, 1984.
PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’ Louvado Sejas – Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
RAMOSE, Mogobe B. African Philosophy through Ubuntu. Harare: Mond Books, 1999, p. 49-66. Tradução para uso didático por Arnaldo Vasconcellos.
________, Mogobe B. The ethics of ubuntu. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, p. 324-330, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2002.
________, Boaventura de Sousa. A difícil democracia - Reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade, São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
TOMASELLO, Michael. Warum wir kooperieren. Berlim, Suhrkamp 2010.
TUTU, D. Ubuntu. A filosofia Ubuntu. Disponível em: http://www.espacoubuntu.com.br/a-filosofia-ubuntu.html. Acesso em 18/05/2020.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.