Dóris, porciúncula de Oxum:
o poder de orixá manifestado na literatura afro-brasileira
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar a narrativa “A moça de vestido amarelo”, integrante da coletânea de contos Histórias de leves enganos e parecenças ([2016] 2017), de Conceição Evaristo, buscando salientar como a autora questiona e desconstrói princípios das relações de poder religioso e racial. O mecanismo do qual Evaristo parte, que nos parece o projeto estético que ordena a obra, está anunciado no título do livro: o engano ou a parecença. Assim, o sincretismo religioso entre o cristianismo e as religiões afro-brasileiras é interpelado quando são percebidos ruídos de tradução entre tais crenças. O que este artigo pretende ressaltar, na soma, é o vigor e a resiliência da religiosidade negra, suas divindades e seus professantes, frente à sistemática vilanização que os oprime. A fim de comprovar essas noções, partimos das proposições de pesquisadores como Bechara ([1999] 2009), Elbein dos Santos ([1975] 2012), Lima ([2007] 2012) e Machado ([1976] 2013).
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Referências
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