Oferendas?
Preparos e composições afro-religiosas em dois mundos
Resumo
O artigo versa sobre composições e preparos afro-religiosos que são conhecidos e denominados amplamente como oferendas. O objetivo é problematizar e discutir esse termo, justapondo a sua utilização em dois âmbitos – o externo à religiosidade afro-brasileira e na comunidade do Centro Africano Ogum e Iansã, terreiro do Rio Grande do Sul. A etnografia, seguindo os princípios da observação participante, é a estratégia de investigação adotada neste estudo. Como resultado observa-se que no âmbito externo oferenda se trata de um termo genérico, que comumente permeia mais a esfera pública do que um termo que seja empregado no interior da comunidade afro-religiosa. O termo oferenda acaba por “traduzir” diferentes processos ritualísticos, envolvendo as contendas raciais. Já dentro do terreiro, não há oferendas, mas uma variedade de preparos em conformidade ao objetivo, ao culto e às entidades. São composições complexas que mobilizam um pensar negro ancestral que não é apreendido pelo termo “oferenda”.
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