O bloqueio epistemológico no Brasil

  • Abrahão de Oliveira Santos Universidade Federal Fluminense
  • Luiza Rodrigues de Oliveira Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Epistemologia negro-indígena;, Psicologia afropindorâmica;, Psicologia;, Enegrecimento.

Resumo

Fazemos um percurso de formação do pensamento brasileiro para trazer à tona um obstáculo cognitivo-epistemológico. Tal obstáculo, o localizamos na estratégia da mestiçagem, como processo político, lançada pelo antiabolicionista Sílvio Romero e aperfeiçoada com Gilberto Freyre. Situamos a questão epistemológica em suas inscrições raciais, quer dizer, trazendo-a para o campo da luta dos povos negros e indígena contra sua sujeição. No Brasil a mestiçagem e o mulato foram o modo que permitiu a intelectualidade propor o rumo da epistemologia e da subjetivação. Tal procedimento provocou um profundo desconhecimento de si mesmo, ainda hoje presente. Não resta dúvida da necessidade de alteração das linguagens das ciências e de novas epistemologias constituídas a partir da diversidade étnica, racial e cultural do Brasil. Pontuamos considerar a formação de um pensamento fora do campo hegemônico para uma perspectiva social, existencial e espiritual dos povos negros e pindorâmicos e avançar para uma perspectiva pluriepistêmica.

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Biografia do Autor

Abrahão de Oliveira Santos, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo, professor do Instituto de Psicologia da UFF; coordenador do Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira; coordenador do GT - Psicologia e relações raciais da ANPEPP, 2020; publicou O Enegrecimento da Psicologia: Indicações para a Formação Profissional, Rev. Psic. Ciência e Profissão, 2019; e Saúde mental da população negra: Uma perspectiva não institucional, Rev. da ABPN, 2018.

Luiza Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga. Doutora em Educação (USP). Professora do Departamento de Psicologia/UFF e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Ensino de Ciências da Natureza - UFF. Coordenadora do LALIDH - Laboratório de Estudos Interseccionais da Linguagem e do Desenvolvimento Humano.

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Publicado
2021-03-06
Como Citar
Santos, A. de O., & Oliveira, L. R. de. (2021). O bloqueio epistemológico no Brasil . Revista Espaço Acadêmico, 20(227), 250-260. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53993