Poética da ancestralidade:

filosofia africana e educação antirracista

  • Luis Carlos Ferreira dos Santos Professor substituto DEDU/UEFS/Rede Africanidades(UFBA)
  • Eduardo David de Oliveira UFBA- Rede Africanidades
Palavras-chave: Poética da Ancestralidade; Filosofia Africana; Educação antirracista

Resumo

O artigo Poética da ancestralidade: filosofia africana e educação antirracista tem como proposta a articulação das filosofias africanas e o desenvolvimento de uma educação antirracista mediada pela poética da ancestralidade. A poética da ancestralidade parte da “cosmopercepção” (OYĚWÙMÍ,1997) africana em diálogo com a educação antirracista, na disputa da ampliação do imaginário. A poética da ancestralidade toma a Filosofia da Ancestralidade (2007) como “arquipélago” epistemológico na inserção de outros saberes críticos à educação castradora, da monolíngua, do universalismo sem contexto e apagamento do corpo afrodescendente. Trata-se de elaborar uma perspectiva de filosofar que tem como potência de criação o corpo enquanto poética. É um corpo que enfrenta o racismo com “graça, beleza e raça”. O texto entende a poética como possibilidade do sujeito estar engajado e produzir “arquipélagos de libertação”, sendo a criação poética o móbile de luta contra o racismo. Uma disputa com crítica, alegria e revolta.

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Biografia do Autor

Luis Carlos Ferreira dos Santos, Professor substituto DEDU/UEFS/Rede Africanidades(UFBA)

Rede Africanidades; Professor substituto DEDU/UEFS; Doutor pelo Programa de Pós-graduação Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestre em Educação (UFBA), Graduado em Filosofia (UFBA). 

Eduardo David de Oliveira, UFBA- Rede Africanidades

Rede Africanidades; Professor Adjunto da FACED-UFBA; Professor Permanente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento –Salvador. 

Referências

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Publicado
2020-11-13
Como Citar
Santos, L. C. F. dos, & Oliveira, E. D. de. (2020). Poética da ancestralidade:. Revista Espaço Acadêmico, 20(225), 14-24. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54002
Seção
DOSSIÊ - Pensar Negro: ancestralidades e práticas de saber(es)