Assa-Peixe e inhame:
a descolonização da medicina e a autonomia do cuidado na pandemia de Covid-19
Resumo
A colonialidade estruturou o poder e o saber de forma a privilegiar os colonizadores e subalternizar os colonizados. A pandemia covid-19 que estamos submetidas no momento nos evidencia mais uma vez as marcas do colonialismo e suas estruturas necropolíticas. A sobrevivência dos povos pretos está na troca contínua de informações de fugas e na produção de vida. Aqui escrevo um exercício tecido com minhas mais velhas sobre medicina, cuidado e saúde. Defendo no artigo a potência epistêmica ancestral existente nesse diálogo contínuo entre pessoas de cor sobre as sobrevivências do cotidiano.
Downloads
Referências
LANDER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciencias sociais pespectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLASCO, 2005. Disponivel em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf Acesso em: 30/05/2020
MOMBAÇA, J. O mundo é meu trauma. PISAGRAMA, Belo Horizonte, numero 11, pagina 20 - 25, 2017.
PIMENTA, T. Doenças. Dicionário da Escravidão e Liberdade. 1.ed. São Paulo, Companhia das letras, 2018.
SCHWARCZ, L. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
FANON, F. Os condenados da terra. Juiz de Fora, UFJF, 2006.
MOMBAÇA, J. Rumo a uma redistribuição desobediente do gênero e anticolonial da violência. São Paulo, 2016. Disponivel em: https://issuu.com/amilcarpacker/docs/rumo_a_uma_redistribuic__a__o_da_vi Acesso: 30/05/2020
BISPO, A. Colonização, quilombos: modos e significações. 2ed. Brasilia: AYO, 2019.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.