O uso de epistemologias negro-referenciadas para animar bonecos, máscaras, panos, estandartes, patuás e assemelhados
Resumo
O artigo apresenta possibilidades cênicas e dramatúrgicas para personagens-objetos. Há, nas animações de máscaras, bonecos e assemelhados, o objetivo de ampliação, além das barracas comuns no teatro de Mamulengo, do uso de outros suportes ou espaços cênicos. Cresce a importância do uso de panos, estandartes, patuás e máscaras, cujo efeito cênico tem, como causa, a valorização do sistema cultural negro-brasileiro e africano. A intervenção criará, é foco desse trabalho, uma imersão no sagrado e igualmente na cosmogonia negro-brasileira e africana. Em decorrência dessa delimitação, ficarão à mostra as confluências filosóficas estribadas na ancestralidade negro-africana e a sua ressonância nas animações e dramaturgias. A partir dessas posições estéticas e filosóficas, outra discussão apresentada pelo texto em pauta diz respeito ao gênero comédia popular, que será considerando sem, no entanto, inibir outros gêneros como a tragédia, o épico e o sagrado, principalmente.
Downloads
Referências
ANTONIO, Carlindo Fausto. A escrita e a recepção de si: abismo olhando abismo. Campinas: Revista Limiar – Pós Graduação da PUCC , 2019a.
________. Patuá de palavras, o (in)verso negro, poesia visual. Londrina: Galileu Edições, 2019 b.
________. Negras práticas pedagógicas e epistêmicas: A centralidade da autoexpressão negra nas artes cênicas. Revista de Humanidades e Letras. ISSN: 2359-2354 Vol. 3, Nº. 1, Ano 2017a
________. A cultura negro-africana como chave hermenêutica e conceito para a distinção entre cultura negro-africana de projeção e de ressonância no meu teatro. In: SILVA, Geranilde Costa (Org). Ensino, pesquisa e extensão na Unilab: caminhos e perspectiva. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017b. V. 2.
LOUREIRO. Maria de Fátima Oliveira da Costa. MARIONETAS: das personagens à descoberta do mundo. Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro. Portugal, 2013. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/14500/1/Tese.pdf MUSEU da Marioneta de Portugal. África. Disponível em< http://www.museudamarioneta.pt/pt/coleccoes/marionetas/africa/ Acessado em 15 de abril de 2018.
MARTINS, Leda Maria. A Cena em Sombras. Editora Perspectiva. São Paulo, 1995.
NASCIMENTO, Abdias do. Sortilégio. In: NASCIMENTO, Abdias do et al. Dramas para Negros e prólogos para Brancos. São Paulo: Edição do Teatro Experimental do Negro, 1961.
OLIVEIRA, Kiusam Regina de. Prefácio. In: PETIT. Sandra Haydée. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral - Contribuições do Legado Africano para a Implementação da Lei no 10.639/03. 2ª Ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2019.
OLIVEIRA, Lucas A. Um Carnaval na Barraca: algumas considerações sobre a formação e os personagens do Teatro de Mamulengos. Boitatá, v. 12, p. 155-180, 2012.
PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral - Contribuições do Legado Africano para a Implementação da Lei no 10.639/03. 2ª Ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2019.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.