O Quilombo dos Encantados:

a presença negra entre os Tremembé de Almofala – Itarema (CE)

  • Franderlan Pereira UNILAB
Palavras-chave: Decolonialidade; Espiritualidade; Etnografia

Resumo

O presente texto busca apresentar uma etnografia sobre a presença negra no território indígena dos Tremembé de Almofala no Ceará. Os marcos históricos descritos dialogam com fatos contemporâneos do lugar, e neles são representados algumas relações sociais que buscam dar visibilidade à múltipla diversidade étnica. A presença dos indígenas, dos negros e dos “brancos” são marcantes e nos convidam a repensar a colonialidade. Os “brancos”, portugueses, espanhóis e holandeses com suas instituições ocidentais e mecanismos de coerção ressignificaram o território, desenhando o pouco que conhecemos hoje. A histórica resistência dos indígenas e a chegada dos negros africanos se entrelaça nos recortes etnográficos. Longe de representar toda a realidade e interculturalidade de Almofala, este escrito abre a discussão e apresenta questionamentos sobre a presença de povoamentos negros no Território dos Encantados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franderlan Pereira, UNILAB

Doutorando em Educação pelo PPGE/ UFC; Mestre em Antropologia pelo PPGA UFC/UNILAB; com especialização em Agroecologia Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação do Campo pelo PRONERA/UFC; e graduação em Ciências Sociais pela UECE. Educador e Pesquisador dos povos do campo e comunidades tradicionais.

Referências

BÂ, Hampaté A. A Tradição Viva. In: VERBO, J-KI. História geral da África. São Paulo: Ática, 1987.
BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000.
BORGES, Jóina Freitas. Os senhores das dunas e os adventícios ’além mar: primeiros contatos, tentativas de colonização e autonomia tremembé na Costa Leste-Oeste (séculos XVI e XVII). 2010. 361 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
FANON, F. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
FILHO, Carlos Studart. Aborígenes no Ceará. Fortaleza: Instituto do Ceará, 1965.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
OLIVEIRA JÚNIOR, Gerson Augusto de. Torém: a brincadeira dos índios velhos. Reelaboração cultural e afirmação étnica entre os Tremembé de Almofala. (dissertação de mestrado). Fortaleza: UFC, 1997.
__________. O encanto das águas: a relação dos Tremembé com a natureza. Fortaleza: Museu do Ceará / Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006.
RATTS, Alecsandro J. P. Almofala dos Tremembé: a configuração de um território indígena. S/L, 1999.
SILVA, Isabelle Braz Peixoto. Vilas de índios no Ceara Grande: dinâmicas locais sob o Diretório Pombalino. Campinas: Pontes, 2005.
SOUZA, Maria Salete de. A ocupação da área e o povo Tremembé. In: SAMPAIO, José Levi Furtado; SOUZA, Maria Salete de; VERISSÍMO, Maria Elisa Zanella. A Comunidade Tremembé: meio ambiente e qualidade de vida. Fortaleza: INESP, 2002.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
Pereira, F. (2021). O Quilombo dos Encantados:. Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 90-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54042