Paulo da Portela, seu nome não caiu no esquecimento:

escrevivências negras em "O Quitandeiro" e o protagonismo negro em "Teste ao Samba"

Palavras-chave: Paulo da Portela, G.R.E.S Portela; black intellectuality; black registries; social history of samba.

Resumo

O artigo busca um conhecimento mais aprofundado do pensamento do sambista Paulo da Portela (1901-1949) por meio duas de suas composições: O Quitandeiro (1932) e Teste ao Samba (1939). Nesse sentido, por meio dessas canções torna-se possível analisar a visão de mundo e a concepção política de Paulo da Portela por meio de sua vivência pessoal e dentro de uma construção coletiva negra e suburbana que embasou o ativismo político e transformou o sambista portelense em uma personalidade negra icônica e de importância “sine qua non” para a nacionalização do samba, para a valorização das escolas de samba, para a profissionalização dos sambistas e para integração social das camadas empobrecidas afro-brasileiras, especialmente dos subúrbios e das favelas da cidade do Rio de Janeiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Pêgas, CEFET

Estudante bolsista da CAPES, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ (PPRER\ CEFET- RJ). Participou da organização da bibliografia do curso Intelectuais Negros do Samba com o professor doutor Vinícius Natal pela plataforma Pensamento Social do Samba (PSS). Especialista em Ensino de História da África pelo Colégio Pedro II (CP2). Graduada em História pela Universidade Castelo Branco (UCB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano , História Social do Samba e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Étnico Raciais , História social do samba e do carnaval, história da intelectualidade negra do samba no Brasil, história e cultura africana e afro-brasileira, Hstória do Brasil República, Era Vargas, UDN, Lacerdismo.

Referências

Paulo da Portela; G.R.E.S Portela; intelectualidade negra; escrevivências negras; história social do samba.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
Pêgas, K. (2021). Paulo da Portela, seu nome não caiu no esquecimento:. Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 127-137. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54049