Contemporaneidade e decolonialismo:

notas para uma práxis crítica e situada para a Psicologia Social

  • Flávia Fernandes de Carvalhaes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Bonetti Lima Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Psicologia; Pensamento Decolonial; Dispostivo

Resumo

O artigo problematiza pressupostos de um pensamento decolonial e destaca a sua importância nos processos de formação da psicologia brasileira, principalmente no que se refere à descolonização, ainda que parcial, de estratégias de produção hegemônica do conhecimento e de modos representacionais (coloniais) de subjetivação. Para articular este debate, dialoga-se, mais especificamente, com partes das obras de Bhabha, Mbembe, Grosfoguel, Dussel e Spivak, bem como dos pesquisadores brasileiros Alves e Delmondez, Ballestrin e Miglievich-Ribeiro. Concluiu-se, provisoriamente, que os estudos decoloniais articulam perspectivas engajadas de produção de conhecimento, na medida em que analisam, de modo crítico e localizado, a impregnação da racionalidade colonial nos modos como produzimos conhecimentos no Brasil e, mais especificamente, na formação da psicologia brasileira.  Ressalta-se, por fim, a importância ética da produção de saberes transfronteiriços que possibilitem outros modos de pensar e atuar no campo psi.

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Biografia do Autor

Flávia Fernandes de Carvalhaes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e docente no Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Alexandre Bonetti Lima, Universidade Estadual de Londrina

Professor Associado do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado
2020-07-21
Como Citar
Carvalhaes, F. F. de, & Lima, A. B. (2020). Contemporaneidade e decolonialismo:. Revista Espaço Acadêmico, 20(223), 58-70. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54378
Seção
Dossiê: Pesquisa, Produção de Subjetividade e Formação