A quem serve o Exame Nacional do Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19 no Brasil?
Resumo
Este trabalho bibliográfico de abordagem qualitativa busca tecer considerações sobre a natureza meritocrática do Exame Nacional do Ensino Médio e as implicações da resistência inicial do Ministério da Educação do Brasil ao adiamento das provas do ENEM em 2020, bem como a efetividade da proposta de educação remota aquém de fatores que se apresentam como conjunto de desigualdades sociais, principalmente para os estudantes da rede pública de ensino, em decorrência da suspensão das aulas escolares causada pela pandemia do coronavírus. Busca-se pensar sobre como questões relacionadas à limitação de acesso à internet, ausência de aparelhos eletrônicos, problemas sociais, familiares, falta de formação adequada para professores e coordenadores pedagógicos, deficiências de leitura e escrita, baixa literacia digital se apresentam como fatores que maximizam as desigualdades sociais, econômicas, tecnológicas e educacionais num período em que estudantes, mães, pais, responsáveis, professores e coordenadores pedagógicos são orientados a adotarem a prática de educação remota.
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