A quem serve o Exame Nacional do Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19 no Brasil?

  • Hélio Souza de Cristo Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Palavras-chave: ENEM. Coronavírus. Educação remota. Desigualdades sociais. Inclusão sociodigital. Educação brasileira.

Resumo

Este trabalho bibliográfico de abordagem qualitativa busca tecer considerações sobre a natureza meritocrática do Exame Nacional do Ensino Médio e as implicações da resistência inicial do Ministério da Educação do Brasil ao adiamento das provas do ENEM em 2020, bem como a efetividade da proposta de educação remota aquém de fatores que se apresentam como conjunto de desigualdades sociais, principalmente para os estudantes da rede pública de ensino, em decorrência da suspensão das aulas escolares causada pela pandemia do coronavírus. Busca-se pensar sobre como questões relacionadas à limitação de acesso à internet, ausência de aparelhos eletrônicos, problemas sociais, familiares, falta de formação adequada para professores e coordenadores pedagógicos, deficiências de leitura e escrita, baixa literacia digital se apresentam como fatores que maximizam as desigualdades sociais, econômicas, tecnológicas e educacionais num período em que estudantes, mães, pais, responsáveis, professores e coordenadores pedagógicos são orientados a adotarem a prática de educação remota.

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Biografia do Autor

Hélio Souza de Cristo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, UNEB, UEFS, LNCC, IFBA, SENAI-CIMATEC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus XV).  Professor da Rede Municipal de Educação de Cairu-BA. Coordenador Pedagógico da Rede Estadual de Educação da Bahia, Cairu, NTE 06.  

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Publicado
2020-09-21
Como Citar
Cristo, H. S. de. (2020). A quem serve o Exame Nacional do Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19 no Brasil?. Revista Espaço Acadêmico, 20(224), 262-273. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54383