Cronologia do afastamento de Eduardo Campos (PSB) da esfera política do petismo (2011-2013)
Resumo
Este artigo apresenta uma narrativa cronológica do gradual afastamento do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e de seu líder Eduardo Campos da esfera de influência do Partido dos Trabalhadores do governo da presidenta Dilma Rousseff. A hipótese de trabalho é que governo se caracteriza pelo declínio da liderança política do PT sobre o presidencialismo de coalizão. Assim, o PSB e Campos iniciaram movimentações de afastamento do petismo, em busca de melhores posições no campo político para a eleição presidencial de 2014. A fonte deste artigo é o jornal O Estado de S. Paulo.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O campo político. Revista Brasileira de Ciência Política, n°5, 2011a.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011b.
GUILHERME, Cássio Augusto. A imprensa como partido político-ideológico: o caso do jornal O Estado de S. Paulo. Revista Dimensões (UFES), 2018.
GUILHERME, Cássio Augusto. História do Tempo Presente, política e imprensa: contribuições teóricas e metodológicas para uma pesquisa sobre o golpe de 2016 no Brasil. Revista Escritas (UFT), v.10, n.1, 2018.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKI, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2011.
MIGUEL, Luis Felipe. O colapso da democracia no Brasil: da Constituição ao golpe de 2016. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
RÉMOND, René. Do político. In: RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: editora FGV, 2003.
SINGER, André. O lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.