Percalços em "Cativos da Fortuna"
Resumo
O objetivo deste estudo é refletir sobre temas pontuais presentes no penúltimo capítulo, “Cativos da Fortuna”, do livro Maciary, ou para além do encontro das águas, de Hélio Rocha. Os pontos são seringalismo, hibridismo e mitologia, tratados em diálogo com referências históricas e geográficas da região Amazônica, destacando o processo de ocupação e formação dos discursos colonizadores sobre a Amazônia. Para esclarecer os conceitos foram necessárias as contribuições teóricas de Ana Pizarro e dos registros de Euclides da Cunha concernente a sua visita à região.
Downloads
Referências
COSER, S. Híbrido, Hibridismo e Hibridização. In: FIGUEIREDO, E. (Org.). Conceitos de literatura e cultura. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EdUFJF, 2012.
CUNHA, E. Um paraíso perdido: reunião de ensaios amazônicos. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000.
FURTADO, M. T. O nordestino entre o sertão e os seringais: figurações literárias. In: SALES, G.; SOUZA, R. A. de (Orgs). Literatura Brasileira: região, nação, globalização.
HACQUARD, G. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Trad. Maria Helena Trindade Lopes. Lisboa: Bertrand Brasil, 1996.
LOUREIRO, J. de J. P. A poética do imaginário. In: Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Editora Escrituras, 2001.
PIZARRO, A. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Trad. Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
ROCHA, H. Maciary, ou para além do encontro das águas. Rio Branco: Nepan, 2018.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.