Racismo n'A carne:

uma análise concisa das representações dos personagens negros no romance de Júlio Ribeiro

  • Marlzonni Marrelli Matos Mauricio
Palavras-chave: Teorias Raciais, Século XIX, Literatura Brasileira

Resumo

Este artigo pretende analisar de maneira concisa, mas colaborativa, as representações dos personagens negros no romance naturalista A carne de Júlio Ribeiro. Primeiramente, para tal finalidade, considerarei a influência do darwinismo no pensamento de Júlio Ribeiro, assim como de sua vertente racial; isto é, o darwinismo social. Em seguida, buscarei apresentar e ponderar as apropriações das teses do darwinismo social nas formas como os personagens negros são pensados e representados, considerando-se sempre como o foco narrativo é construído. A proposta basilar deste artigo é hipotetizar acerca dos porquês de Júlio Ribeiro aderir à vertente racial poligenista da teoria darwinista, e incorrer consequentemente em práticas racistas ao pensar e representar seus personagens negros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlzonni Marrelli Matos Mauricio

É Mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus de São Luís. Graduado em História (curso de Licenciatura) pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/Campus de Araguaína. Foi Bolsista no entretempo de 2015 e 2017 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando nos temas: Escravidão e Abolicionismo, Raça e Racismo, Literatura e História Intelectual.

Referências

Fontes

RIBEIRO, J. A carne. 2ª Ed. São Paulo: Livraria Teixeira Editora, 1896.

RODRIGUES, N. O animismo fetichista dos negros baianos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1935 A.

________. Os africanos no Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1935 B.

________. As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1894.

Bibliografia

AZEVEDO, C. M. M. de. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites. Século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

CASHMORE, E. et al. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Summus, 2000.

DEL PRIORE, M. Conversas e histórias de mulheres. São Paulo: Planeta, 2013.

MURARI, L. Natureza e cultura no Brasil. São Paulo: Alameda, 2009.

SCHWARCZ, L. M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

SKIDMORE, T. E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
Mauricio, M. M. M. (2021). Racismo n’A carne: . Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 138-147. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54765