AS condições sociais da mulher e os caminhos para a prisão
WOMEN'S SOCIAL CONDITIONS AND PATHWAYS TO PRISON
Resumo
Trata-se de analisar o resultado de uma pesquisa realizada em ambientes prisionais, com mulheres detidas, no período de 2016 a 2019 (CEP – CAAE: 68148117.7.0000.0020), por meio de entrevistas, na perspectiva de se compreender a relação das condições sociais da mulher e os caminhos para a prisão, focando especificamente à história da relação com a família, com a escola e com o trabalho e laços afetivos. Na análise, toma-se como métrica a epistemologia da culpa na perspectiva de compreender a relação desta com a condição social da mulher e os caminhos para a prisão. Constata-se que as histórias de vida das mulheres entrevistadas foram recheadas por grandes perdas associadas ao trabalho; escola; conflitos familiares; relação afetiva; a capacidade/incapacidade de consumo e o próprio ambiente familiar, originando destas perdas a condição de vulnerabilidade social, a perda da autonomia e o consequente agir circunstancial.
Downloads
Referências
BECK, Ulrich. Sociedade de Risco Rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010.
BRASIL, Ministério de Justiça e Segurança Pública. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN – Mulheres, 2. ed. Brasilia: INFOPEN, 2018
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília: 2019
DUBET, François. Integração: Quando a sociedade nos abandona. In: Conceitos e Dimensões da pobreza e da exclusão social . BALSA, Casimiro; BONETI, Lindomar W. e SOULET, Marc-Henry (org.) Ijuí: Editora Unijuí, 2006
CHATEL, Vivianne e SOULET, Marc-Henry. Négotiation identitaire et capacite d´action. In: CHATEL, Vivianne SOULET, Marc-Henry (org.) Faire Face et s´en Sortir. Fribourg: Editions Universitaires Fribourg Suisse, 2002.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. 40. ed. Petrópolis, Vozes, 2012
GOULEJAC, Vincent. Les Sources de la honte Paris : Points, 2011
HABERMAS, Jurgen. Théorie de l´Agir Communicationnel. Paris: Fayard, 1987 (T. 1 e T. 2).
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992
KAZTMAN, Rubén. Seducidos y abandonados: el aislamiento social de los pobres urbanos. Revista de la CEPAL. Santiago do Chile, n. 75, p.171-189, dezembro de 2001.
TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Petrópolis, Vozes: 1992
XIMENES, Daniel de Aquino. A Vulnerabilidade Social In: http://www.gestrado.org/?pg=dicionario-verbetes&id=235, Acesso em 07/11/2015

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.