Educação, território e desenvolvimento na educação profissional e tecnológica:

o caso do Projeto Capacitar

Palavras-chave: Ações Inclusivas, Sociedade, Território

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões críticas sobre os três eixos norteadores da educação profissional e tecnológica promovida pelos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Baseia-se em resultados de pesquisa de doutorado na qual se procurou evidenciar as relações existentes entre educação, território e desenvolvimento. Através de pesquisa documental e abordagem qualitativa, o trabalho debruçou-se sobre a legislação vigente e os documentos normativos que guiam os Institutos Federais. Como resultados, tem-se que a inseparabilidade entre os referidos eixos é o que confere especificidade ao modelo de educação ofertada pelos Institutos e que garante sua participação nos processos de desenvolvimento, com atenção especial às ações realizadas nos campi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Breno Stürmer, IFAL / UFSM
Doutorando em Geografia (UFSM). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. ESPEC. EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA AMBIENTAL DO SUL DO BRASIL; ESPEC. EM GESTÃO EDUCACIONAL; ESPEC. EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Docente do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Referências

ABREU, E. M. C. de Considerações a respeito do trabalho do assistente social nos Institutos Federais de Educação: principais requisições e perfil profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL – EM TEMPOS DE RADICALIZAÇÃO DO CAPITAL, LUTAS, RESISTÊNCIAS E SERVIÇO SOCIAL, 16., 2018, Vitória, ES. Anais eletrônicos... Vitória, ES: UFES, 2018. 16p. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2019.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa, PR: Ed. UEPG, 2016.

BOZZANO, H. Territorios reales, arbárie es pensados, arbárie es posibles: aportes para em arbár territorial del ambiente. Buenos Aires: Espacio Editorial, 2000. (Trad. Livre).

BRASIL. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília, DF, 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 ago. 2010. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2020.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CONIF. Institutos Federais – 5 anos de singulares Territórios de Esperança. Brasília, DF: CONIF, 2013.

CONIF. Nota em defesa da democracia e da autonomia dos Institutos Federais e Colégio Pedro II. [4 p.]. Brasília, DF: CONIF, 2020. Disponível em: < http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3234-nota-em-defesa-da-democracia-e-da-autonomia-dos-institutos-federais-e-colegio-pedro-ii?Itemid=609>. Acesso em: 16 jan. 2020.

IFAL. INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS. Projeto Capacitar do Ifal Palmeira atende associação de catadores de lixo. [Portal do IFAL]. Maceió, AL: IFAL, 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2020.

PACHECO, E. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2011. [20p.]. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2019.

SANTOS, M. Território e Dinheiros. In: Território Territórios. Niterói: Programa de Pós Graduação em Geografia – PPGEO-UFF/AGB, 2002.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo – globalização e meio técnico-científico-informacional. 5. Ed. São Paulo: Edusp, 2008.

SOJA, E. W. Thirdspace: Journeys to Los Angeles and other Real-andImagined Places. Cambridge, MA: Blackwell, 1996. (Trad. Livre).
Publicado
2021-05-01
Como Citar
Stürmer, A. B. (2021). Educação, território e desenvolvimento na educação profissional e tecnológica:. Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 115-126. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54896