A gamificação e o Ensino de Sociologia:

elementos para uma reflexão

Palavras-chave: A sociologia na contemporaneidade; Uso de games na educação; Inovação na educação; Desenvolvimento de habilidades; Mudança social.

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre o uso de jogos na disciplina de sociologia. Partindo de uma experiência realizada com turmas do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Maranhão, campus Grajaú, analiso as possibilidades do uso da "gamificação" no processo de ensino-aprendizagem. O artigo traz elementos para pensarmos o papel da sociologia no atual contexto socioeconômico, com destaque para os desafios formativos e metodológicos nesta área do conhecimento. Além disso, o texto coloca em evidência a questão da "gamificação", focando em sua definição, alcance e críticas recebidas nos últimos anos. Ao final apresento uma análise da experiência desenvolvida com turmas do campus Grajaú; experiência esta que proporcionou uma série de elementos de ordem teórico-metodológica para a reflexão em torno do uso de jogos na educação. Foi possível perceber, por exemplo, que o jogo (desde que bem orientado e centrado no plano de ensino) pode auxiliar na prática da interdisciplinaridade e promover o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a criatividade, a cooperação e a capacidade de falar em público.

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Biografia do Autor

Charles Santos, UFSCar

Doutor em Sociologia (UFSCar) e atua como professor e pesquisador no Instituto Federal do Maranhão em Grajaú.

Referências

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Publicado
2021-06-26
Como Citar
Santos, C. (2021). A gamificação e o Ensino de Sociologia:. Revista Espaço Acadêmico, 21(229), 145-154. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54898