Os primórdios do Ensino Religioso no Brasil
Resumo
Neste texto, abordamos o início do processo educacional desenvolvido pelos missionários da Companhia de Jesus no Brasil ressaltando que o Ensino Religioso teve origem em nosso país nesse período histórico, mesmo que naquele momento a sua instrução não fosse assim denominada. Analisamos os fundamentos e a contribuição dessa pedagogia para a educação na colônia relacionando-a com o contexto histórico do período. A historiografia no campo educacional considera a pedagogia jesuíta de cunho conservador, reacionário e elitista, uma vez que privilegiou a educação dos filhos de colonos e de representantes da Coroa portuguesa no país.
Downloads
Referências
CARDOSO, M. A. Breve trajetória do ensino religioso no Brasil. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 223-239, 2017.
FARIA, M. R. A educação jesuítica e os conflitos de uma missão: um estudo sobre o lugar do jesuíta na sociedade colonial (1580-1640). Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
FAUSTO, B. História do Brasil. 13. ed. São Paulo: Edusp, 2009.
FERREIRA JR., A. História da educação brasileira: da Colônia ao século XX. São Carlos: EDUFScar, 2010.
FERREIRA JR., A.; BITTAR, M. Pluralidade linguística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 86, p. 171-195, abr. 2004.
JUNQUEIRA, S. R.; OLIVEIRA, L. B. A construção histórica de um componente curri¬cular brasileiro: o ensino religioso. Universidade de Uberlândia, 1998. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/422SergioJunqueira_e_LilianBlanck.pdf. Acesso em: 12/06/2018.
NETO, A. S.; MACIEL. L. S. B. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Revista Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008.
PAIVA, W. A. O legado dos jesuítas na educação brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 4, p. 201-222, 2015.
PILETTI, N.; PILETTI, C. História da educação. São Paulo: Ática, 2002.
SANTOS, B. Missões e colégios: os jesuítas no Brasil no final do século XVI. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 64-84, 2007.
VERCELLI, L. D. C. A. O pensamento educacional de Martinho Lutero. Educere et Educare, Cascavel, v. 7, n. 14, p. 46-53, jul./dez. 2012.
XAVIER, M. E. S. P. et al. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.