Análise do discurso oficial de lançamento da campanha do governo federal contra violência doméstica no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil
Resumo
A proposta deste artigo é apresentar uma análise sobre a invisibilidade do tema feminicídio e, mais ainda, de sua forte relação com a questão racial no contexto da campanha de combate à violência doméstica lançada pelo governo federal em 15 de maio de 2020, cerca de dois meses após o início dos primeiros casos de Covid-19 noticiados no Brasil. As materialidades discursivas selecionadas são provenientes de texto e vídeo disponíveis na internet, retiradas da página oficial da TV Brasil no YouTube; da página eletrônica oficial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e do site da revista Veja. Nosso referencial teórico é a Análise de Discurso pecheutiana, por ser uma teoria de entremeio entre a Linguística, o Materialismo histórico e a Psicanálise, com autores como Pêcheux (2010), Althusser (1980) e Orlandi (1996-2016), dialogando com autores como Almeida (2019) e Kilomba (2019).
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Referências
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