Terra, flora e humanidades:

o devir brasileiro

Palavras-chave: margem, decolonialidade, etnobotanica, corpo-folha

Resumo

Neste texto, pretendo revisitar a história do pensamento social brasileiro para tecer os sentidos imputados à pessoa negra, ao espaço e às naturezas. As reflexões produzidas aqui lançam movimento sobre algumas obras clássicas que são base para a construção da identidade nacional. Armo-me de desobediência para aerar a terra, a pessoa e a flora endurecida por esse cânone. Assim, a construção etnobotânica se coloca como um solo fértil para o fortalecimento das existências e das narrativas que emergem da margem.

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Biografia do Autor

Juliana Barbosa, Museu Nacional UFRJ

Doutoranda em Botânica pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolve a pesquisa “O saber afrodescendente das folhas no Rio de Janeiro: Territórios, relações e rupturas” e  paralelamente faz e vende produtos naturais voltados para autocuidado  do corpo pautada  nos seus saberes familiares afroameríndios. Em 2017 concluiu o mestrado em Botânica também pelo Museu Nacional - UFRJ com a dissertação “Biologia floral de Philodendron propinquum Schott (Araceae), uma espécie do subgênero Pteromischum (Shott) Mayo”. Em 2015 trabalhou como bolsista Jardim Botânico do Rio de Janeiro no projeto Reflora - Plantas do Brasil: Resgate histórico e herbário virtual para o conhecimento e conservação da flora brasileira. Licenciada em Ciências Biológicas pela (UFRJ) em 2014 atuou como pesquisadora estagiária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o projeto Sistemática de Philodendron subgênero Pteromischum (Shott) Araceae, um gênero pouco conhecido, mas diverso na Amazônia brasileira. Em 2014 recebeu o prêmio Luiza Pinho Sartori pelo trabalho Philodendron subg. Pteromischum Schott (Araceae), um grupo pouco conhecido, porém diverso na Amazônia Brasileira e nos anos de 2013 e 2014 recebeu menções honrosas pelo desenvolvimento e avanço do mesmo trabalho no Instituto de Biologia UFRJ. Esteve como docente estagiária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido em colaboração com o Instituto de Biologia UFRJ e Colégio Estadual Sargento Wolf; e desenvolveu o Projeto de extensão Trilha interativa na Serra da Misericórdia - RJ.

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Publicado
2021-06-26
Como Citar
Barbosa, J. (2021). Terra, flora e humanidades:. Revista Espaço Acadêmico, 21(229), 100-110. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/55249