Perspectivas filosófico/histórica africana e educação nas relações étnico-raciais para descolonizar olhares

  • Walter Rodrigues Marques SEDUC-MA/UFMA
Palavras-chave: Filosofia Africana. Ancestralidade. Encantamento. Educação étnico-raciais. Interculturalidade.

Resumo

O artigo analisa o pensamento filosófico/histórico africano perspectivando proposições para a educação nas relações étnico-raciais objetivando descolonizar olhares sobre África e sua diáspora. A proposição discursiva busca entrelaçar filosofia da ancestralidade africana, cultura afro-brasileira, interculturalidade e interconexão entre educação nas relações étnico-raciais apontada por Oliveira (2012) e Machado (2014) como possibilidade de refutar a produção colonial sobre África, os africanos e afrodescendentes na construção do pensamento ocidental baseado no etnocentrismo europeu/branco. Os autores dialogam com a lei 10.639/03 a qual Oliveira (2012) destaca que foi posta à sociedade passando de uma fase generalista para especialização sem adequada transição e sem visão de conjunto. O que se observa que se efetivou em quase duas décadas de aprovação da lei 10.639/03? Espera-se que este texto influencie reflexões e ações em educação antirracista.

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Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques, SEDUC-MA/UFMA

Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica - pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Educação Especial e Neuropsicopedagogia (2016) e, Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (Licenciatura) pela UFMA - Universidade Federal do Maranhão (2012). Graduado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras com habilitação em Formação de Psicólogo (2015). Bolsista PIBID/UEMA 2014/2015 - Supervisor. Graduando em Ciências Sociais pela UFMA. Graduando em Física Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET-EAD). Pós-Graduação em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET-EAD. Pós-Graduação em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Centro Histórico. Bolsista Voluntário de Iniciação Científica PIBIC/UFMA (2016-2017). Professor de Arte na rede estadual de ensino do Maranhão. Membro da Associação Nacional de pós-Graduação em Educação (ANPED); da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB); da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Membro da Associação Maranhense de Arte-Educadores (AMAE). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa “Arte, Cultura e Educação” (GEPACE-UFMA). SEDUC-MA (Secretaria de Estado da Educação do Maranhão). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Cultura e Educação

Referências

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Publicado
2021-09-01
Como Citar
Marques, W. R. (2021). Perspectivas filosófico/histórica africana e educação nas relações étnico-raciais para descolonizar olhares. Revista Espaço Acadêmico, 21(230), 239-250. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/55541