Perspectivas filosófico/histórica africana e educação nas relações étnico-raciais para descolonizar olhares
Resumo
O artigo analisa o pensamento filosófico/histórico africano perspectivando proposições para a educação nas relações étnico-raciais objetivando descolonizar olhares sobre África e sua diáspora. A proposição discursiva busca entrelaçar filosofia da ancestralidade africana, cultura afro-brasileira, interculturalidade e interconexão entre educação nas relações étnico-raciais apontada por Oliveira (2012) e Machado (2014) como possibilidade de refutar a produção colonial sobre África, os africanos e afrodescendentes na construção do pensamento ocidental baseado no etnocentrismo europeu/branco. Os autores dialogam com a lei 10.639/03 a qual Oliveira (2012) destaca que foi posta à sociedade passando de uma fase generalista para especialização sem adequada transição e sem visão de conjunto. O que se observa que se efetivou em quase duas décadas de aprovação da lei 10.639/03? Espera-se que este texto influencie reflexões e ações em educação antirracista.
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Referências
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