O biopoder e a necropolítica:
o retrato da população negra na favela do Rio de Janeiro em “Tropa de elite”
Resumo
O escopo do artigo é refletir como a população negra é retratada nas favelas do Rio de Janeiro na obra fílmica Tropa de Elite (2007) de José Padilha. Nota-se que o filme é um importante veículo das representações sociais podendo contribuir para reforçar visões, refutá-las ou ressignificar categorias dentro de uma sociedade racializada. São autores basilares Mbembe (2020) e Foucault (2014). Trata-se de uma pesquisa com metodologia qualitativa e ampla pesquisa bibliográfica. Os estudos e as reflexões feitas sobre a película corroboram com o viés da aplicabilidade da necropolítica em ambientes como as favelas do Rio de Janeiro, tendo em vista que a população negra não é retratada enquanto sujeitos com cidadania, sendo essa uma das justificativas para não efetividade dos seus direitos. Tudo isso é mascarado por uma narrativa de combate ao tráfico de drogas que perpetua um estado de guerra não como uma exceção, mas como regra.
Downloads
Referências
BUENO, S. MiniDicionário da Língua Portuguesa. 2ª. Ed. São Paulo: FTC, 2017. p. 720.
DALLARI, D. de A. Elementos de Teoria Geral do Estado. 30° ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
FANON, F. Os Condenados da Terra. 1° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro, 1968.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 42° ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
FOUCAULT, M. Em Defesa da Sociedade: Curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FRANCO, F. L. de A. Da necropolítica à necrogovernabilidade: um estudo sobre os dispositivos de desaparecimento no Brasil (tese doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018.
FRANCO, F. L. F. N. Necropolítica: entenda o que é a política da morte. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w5Ebmemh2Nk. Acesso em 20 de Julho de 2020.
MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. 5° Impressão. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
MENEZES, P. Tropa de Elite: Perigosas Ambiguidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 28, n° 81, p. 63-75 fev/2013. Disponível em
REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução Maria Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovesani. São Paulo: Claraluz, 2005.
SANDER, J. Tropa de Elite: Tropa de Quem? Fortaleza: Revista Mal-Estar e Subjetividade. Vol. IX, n° 2, p.719-725, jun/2009. Disponível em
SANTANA, E. C.; SANTANA, S. B. P. A Eutanásia e o exercício do poder: uma análise do filme menina de ouro. Revista Reflexão e Crítica do Direito. Vol. 7, n° 1, p. 2-20. Jan-jun/2019. Disponível em
SOARES, L. A. Reinterpretações de Tropa de Elite: Multiplicidade e Mediações Discursivas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.