O biopoder e a necropolítica:

o retrato da população negra na favela do Rio de Janeiro em “Tropa de elite”

  • André Almeida Santos UFSB
Palavras-chave: Racismo estrutural; Necropolítica; Biopoder; Genocídio; Tropa de Elite

Resumo

O escopo do artigo é refletir como a população negra é retratada nas favelas do Rio de Janeiro na obra fílmica Tropa de Elite (2007) de José Padilha. Nota-se que o filme é um importante veículo das representações sociais podendo contribuir para reforçar visões, refutá-las ou ressignificar categorias dentro de uma sociedade racializada. São autores basilares Mbembe (2020) e Foucault (2014). Trata-se de uma pesquisa com metodologia qualitativa e ampla pesquisa bibliográfica. Os estudos e as reflexões feitas sobre a película corroboram com o viés da aplicabilidade da necropolítica em ambientes como as favelas do Rio de Janeiro, tendo em vista que a população negra não é retratada enquanto sujeitos com cidadania, sendo essa uma das justificativas para não efetividade dos seus direitos. Tudo isso é mascarado por uma narrativa de combate ao tráfico de drogas que perpetua um estado de guerra não como uma exceção, mas como regra.

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Biografia do Autor

André Almeida Santos, UFSB

Graduado em História (UNEB), Graduado em Pedagogia (UNEB), Especialista em História do Brasil (FIJ), Mestrando em Relações Étnico-Raciais (UFSB) e Vice- coordenador da APLB-Sindicato - Delegacia do Extremo Sul/Teixeira de Freitas (BA), coordenador pedagógico da rede Estadual e professor de História da rede Municipal.

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Publicado
2021-11-01
Como Citar
Santos, A. A. (2021). O biopoder e a necropolítica:. Revista Espaço Acadêmico, 21(231), 217-229. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56004