Integrar saberes advindos das diversidades culturais:
base epistemológica para a educação
Resumo
A escrita deste texto é resultante de uma investigação bibliográfica que nos possibilita uma reflexão acerca da necessidade de integração de saberes advindos das diferentes diversidades culturais, existentes no espaço escolar, capazes de serem compreendidas, acolhidas ou trabalhadas por meio de práticas pedagógicas. Nesta dinâmica de pensamento, os docentes e toda comunidade escolar poderão contribuir para a construção de uma educação capaz de acolher e pensar as diferentes culturas e saberes. Para isso, é importante e necessária uma compreensão epistemológica dos saberes, ou seja, é fundamental reconhecer e aceitar diferentes saberes e grupos subalternos como conhecimentos que podem e devem ser reconhecidos. Conforme Souza Santos (2009), nos faz refletir, a epistemologia do Sul é uma tentativa de trazer para “dentro” outros conhecimentos que sejam válidos. Nessa direção, essa escrita reflete acerca do reconhecimento de saberes das diversidades existentes na escola, tendo em vista a necessidade de uma educação intercultural. Por conseguinte, parte do pressuposto de que existem diferentes epistemologias, com as quais convivemos e/ou conflitamos diariamente.
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Referências
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