Integrar saberes advindos das diversidades culturais:

base epistemológica para a educação

  • Evanete Antunes Ferreira UNOCHAPECO
  • Claudia Battestin UNOCHAPECO
Palavras-chave: Integração de saberes. Diversidade. Escola. Epistemologia.

Resumo

A escrita deste texto é resultante de uma investigação bibliográfica que nos possibilita uma reflexão acerca da necessidade de integração de saberes advindos das diferentes diversidades culturais, existentes no espaço escolar, capazes de serem compreendidas, acolhidas ou trabalhadas por meio de práticas pedagógicas. Nesta dinâmica de pensamento, os docentes e toda comunidade escolar poderão contribuir para a construção de uma educação capaz de acolher e pensar as diferentes culturas e saberes. Para isso, é importante e necessária uma compreensão epistemológica dos saberes, ou seja, é fundamental reconhecer e aceitar diferentes saberes e grupos subalternos como conhecimentos que podem e devem ser reconhecidos. Conforme Souza Santos (2009), nos faz refletir, a epistemologia do Sul é uma tentativa de trazer para “dentro” outros conhecimentos que sejam válidos. Nessa direção, essa escrita reflete acerca do reconhecimento de saberes das diversidades existentes na escola, tendo em vista a necessidade de uma educação intercultural. Por conseguinte, parte do pressuposto de que existem diferentes epistemologias, com as quais convivemos e/ou conflitamos diariamente.

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Biografia do Autor

Evanete Antunes Ferreira, UNOCHAPECO

Mestrado em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECÓ. Licenciatura em pedagogia pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Licenciatura em Letras- Português e Inglês pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECÓ. Atualmente docente na Rede Municipal de Ensino do Munícipio de Maravilha-SC.

Claudia Battestin, UNOCHAPECO

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com período de Doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade Comunitária da região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente trabalha como docente na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da Unochapecó. 

Referências

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Publicado
2021-09-01
Como Citar
Ferreira, E. A., & Battestin, C. (2021). Integrar saberes advindos das diversidades culturais:. Revista Espaço Acadêmico, 21(230), 356-365. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56023