A institucionalização das escolas agrícolas no Paraná

Palavras-chave: Ensino Agrícola, Escola Trabalhadores Rurais, Trabalho, Educação.

Resumo

Esta pesquisa analisou o processo de institucionalização das escolas agrícolas no Paraná, com enfase na constituição das escolas de trabalhadores rurais. Essas escolas foram destinadas aos filhos de agricultores e sua gênese reside na criação dos patronatos e abrigos para menores que tinham como objetivo atender a infância desvalida. O ensino agrícola tinha um duplo sentido: formação de mão de obra para filhos de agricultores e a consequente melhoria da produção agrícola com uso de técnicas e máquinas modernas; e segundo, o trabalho agrícola nestas instituições passou a ser utilizado como instrumento disciplinador do futuro trabalhador. Para a consecução do estudo definiu-se como pesquisa documental a análise de legislações, mensagens de governadores e relatórios de governo. Os resultados apontam que as instituições agrícolas criadas tinham um caráter regenerador do que profissionalizante, sendo alterado conforme o avanço nas relações capitalistas, forjando um novo trabalhador para atender os interesses do capital.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Educação.

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Publicado
2021-05-01
Como Citar
Martiniak, V. L. (2021). A institucionalização das escolas agrícolas no Paraná. Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 04-14. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56086
Seção
Dossiê: Instituições de Educação Profissional no Estado do Paraná