A produção de “cidadãos úteis” pela educação e pelo trabalho

– a origem da escola de aprendizes artífices do Paraná

Palavras-chave: educação profissional; escolas de aprendizes artífices; racionalização

Resumo

O objetivo desse texto é compreender o porquê da criação da rede de escolas de aprendizes artífices, e no âmbito desta enfatizar as especificidades da Escola de Aprendizes Artífices do Paraná. Procura-se demonstrar a influência da elite liberal de São Paulo na definição dos rumos da educação profissional no Brasil, no início do século XX, no sentido da conformação e disciplinamento da força de trabalho, tanto de origem nacional quanto imigrante, pela aquisição de procedimentos racionalizadores, o que deveria ocorrer no ambiente escolar, e replicado no mundo do trabalho e em todas as esferas da vida. No caso da instituição paranaense, verificou-se uma resistência à implementação dos métodos de racionalização, estabelecidos pela agenda reformista da década de 1920, o que levou a adoção de uma série de represálias por parte do governo federal, situação superada somente com a morte do diretor da escola, prevalecendo a concepção industrializante definida pela reforma.

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Biografia do Autor

Mario Lopes Amorim, UTFPR

Licenciado e bacharel em História pela UFPR (1986); Mestre em História do Brasil pela UFPR (1993); Doutor em Educação pela USP (2004); Pós-Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP (2010). Professor titular do Departamento de Estudos Sociais da UTFPR e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho, da UTFPR. Temas de pesquisa: História da técnica e da tecnologia; História da educação profissional e tecnológica; Políticas públicas para a educação profissional; Política científica e tecnológica; Pensamento social latino-americano e CTS; Relação trabalho e tecnologia.

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Publicado
2021-05-01
Como Citar
Amorim, M. L. (2021). A produção de “cidadãos úteis” pela educação e pelo trabalho . Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 15-27. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56089
Seção
Dossiê: Instituições de Educação Profissional no Estado do Paraná