A produção de “cidadãos úteis” pela educação e pelo trabalho
– a origem da escola de aprendizes artífices do Paraná
Resumo
O objetivo desse texto é compreender o porquê da criação da rede de escolas de aprendizes artífices, e no âmbito desta enfatizar as especificidades da Escola de Aprendizes Artífices do Paraná. Procura-se demonstrar a influência da elite liberal de São Paulo na definição dos rumos da educação profissional no Brasil, no início do século XX, no sentido da conformação e disciplinamento da força de trabalho, tanto de origem nacional quanto imigrante, pela aquisição de procedimentos racionalizadores, o que deveria ocorrer no ambiente escolar, e replicado no mundo do trabalho e em todas as esferas da vida. No caso da instituição paranaense, verificou-se uma resistência à implementação dos métodos de racionalização, estabelecidos pela agenda reformista da década de 1920, o que levou a adoção de uma série de represálias por parte do governo federal, situação superada somente com a morte do diretor da escola, prevalecendo a concepção industrializante definida pela reforma.
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Referências
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