Educação profissional no Paraná na primeira metade do século XX:
origens, objetivos e instalação das escolas técnicas
Resumo
Neste artigo abordamos a origem e objetivos da criação das instituições escolares de ensino técnico instaladas no Paraná na primeira metade do século XX. Esta ênfase é um dos elementos que constituem o do resultado de pesquisa de mestrado na qual visamos a reconstrução histórica das escolas técnicas instaladas no Paraná no período de 1900 a 1950. Para o levantamento das fontes necessárias para a comprovação da existência destas instituições escolares, nos valemos de pesquisa bibliográfica, documental e legislação da educação. Foram instalados cinco Institutos de Comércio, uma Escola de Aprendizes e Artífices, 10 Escolas de Trabalhadores Rurais e duas Escolas de Pesca, somando 18 escolas técnicas pública.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto 7566, de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf Acesso em: 05 de jun. de 2011.
CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000.
DIEZ, C.L.F. Práticas sociais e a educação do menor: a construção de um arquivo. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba, 1993.
MARTINIAK, Vera Lúcia. Processo Histórico de institucionalização das primeiras escolas agrícolas nos Campos Gerais – PR, 2011.135 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2011.
MENNUCCI, S. “Relatório”. In: ABE, Anais do Oitavo Congresso Brasileiro de Educação. Goiânia, jun. 1942. Rio de Janeiro, IBGE, 1944: 289-300.
NAGLE, Jorge. A educação na primeira república. IN: FAUSTO, Boris. (Org.) O Brasil republicano: sociedade e instituições. Rio de janeiro: Editora Bertrand Brasil S. A., 1990.
OLIVEIRA, Dennison de. Urbanização e industrialização no Paraná. Curitiba: SEED, 2001.
PARANÁ. Decreto n. 235 de 1910. Regimento orgânico dos institutos comerciais. Curityba; Typ D’ República, 1910.
PARANÁ, Diário Oficial Estado do. Decreto n. 234. Atos, Decretos e Despachos do Poder Executivo. Curitiba, terça-feira, 12 de março de 1935. Ano IV.
PARANÁ, Mensagem apresentada pelo Interventor Manoel Ribas a Assembleia Legislativa do Estado ao instalar-se a 3ª sessão ordinária da 1ª legislatura, e 1º de setembro de 1937. Curitiba: Empresa Gráfica Paranaense, 1937. MFN 940.
PARANÁ. Relatório apresentado a Sua Excelência o Senhor Presidente da República Getúlio Vargas pelo Interventor do Paraná Manoel Ribas. Exercício de 1932 – 1939. MFN: 825.
PARANÁ, Diário Oficial do. N. 1984. Decreto n. 7.782 de seis de janeiro de 1939.
A Escola Franklin Roosevelt de Santo Antônio da Platina, não se encontra no quadro apresentado no Relatório de 1937 - 1942 pelo fato de ter sido instalada em 1944.
PARANA, Mensagem apresentada a assembléia legislativa do Estado por ocasião da abertura da 1º sessão ordinária da 2º legislatura pelo Senhor Bento Munhoz da Rocha Neto Governador do Paraná, 1951. MFN: 944.
ROSA, Maria da Glória de. História do ensino agrícola no Brasil República. Marília, UNESP, 1980.
WACHOWICZ, Rui Christovam. História do Paraná. 7ª edição – Curitiba: Editora Gráfica Vicentina Ltda, 1995.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.