Elementos do sagrado afro-brasileiro na obra de Lina Bo Bardi

  • Felipe Ibiapina UFPE
  • Lia Sabino UFPE
Palavras-chave: Arquitetura, Candomblé, Tectônica, Modernismo

Resumo

A arquiteta italiana radicada no Brasil, Lina Bo Bardi, foi uma das pioneiras a utilizar o capital simbólico afro e inserir no elitizado mundo da arquitetura formal – projetada segundo os preceitos do academicismo ocidental sob o gênio criativo do arquiteto –. Olívia Oliveira (2006) ao fazer um apanhado crítico da herança arquitetônica deixada por Lina, chega a levantar alguns pontos da relação que esta mantinha com a cultura afro-brasileira, sobretudo com o candomblé. A estética produzida pela arquiteta introduzia contradições na sua arquitetura formando um partido originado pelo hibridismo que unta o repertório do modernismo com a cultura popular. Havia em Lina a intencionalidade de projetar obras que manifestassem sua indignação com as contradições socioculturais geradas pelo ranço da colonização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Ibiapina, UFPE

Arquiteto e Urbanista. Mestre em Geografia-UFPI; Doutorando em Desenvolvimento Urbano-UFPE.

Lia Sabino, UFPE

Engenheira Ambiental (UFC); graduanda em Arquitetura e Urbanismo (UFPE); Mestra em Desenvolvimento Urbano (UFPE); doutoranda em Desenvolvimento Urbano (UFPE). 

Referências

BO BARDI, Lina. Brennand Cerâmica. In: RUBINO, Silvana; GUINOVER, Marina (orgs.). Lina por Escrito: textos escolhidos de Lina Bo Bardi. Coleção Face Norte, volume 13. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
ELIADE, Mircea. The Sacred and the Modern Artist. In: HEJDUK, Renata; WILLIAMSON, Jim (orgs). The religious imagination in modern and contemporary architecture. London: Routledge, 2011.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano. Sao Paulo: Martins Fontes, 1992.
FERRAZ, Marcelo C. (org.). Lina Bo Bardi. 5.ed. São Paulo: Romano Guerra, 2018.
FRAMPTON, Kenneth. Rappel à l’ordre: argumentos em favor da tectônica. In: NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura. 2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
HERNANDÈZ, Felipe. Bhabha for architects. London: Routledge, 2010.
LODY, Raul. O povo de Santo: religião, história e cultura dos orixás, voduns, inquices e caboclos. Coleção Raízes. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MONTANER, J. M. Depois do movimento moderno: arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: GG, 2001.
OLIVEIRA, Olívia de. Lina Bo Bardi: sutis substâncias da arquitetura. São Paulo: GG, 2006.
PALLASMAA, Juhani. The Aura of the Sacred: Art, Architecture and existential sacradness. In: HEJDUK, Renata; WILLIAMSON, Jim (orgs). The religious imagination in modern and contemporary architecture. London: Routledge, 2011.
PEREIRA, Teixeira Maíra; SCHLEE, Andrey Rosenthal. Reconstruindo lugares: a ação de Lina em Salvador. In: 50 ANOS DE LINA BO BARDI NA ENCRUZILHADA DA BAHIA E DO NORDESTE. Salvador: Docomomo Bahia, 2009. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2018.
RUBINO, Silvana. A escrita de uma arquiteta. In: RUBINO, Silvana; GUINOVER, Marina (orgs.). Lina por Escrito: textos escolhidos de Lina Bo Bardi. Coleção Face Norte, volume 13. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SIQUEIRA, Felipe. Territorialidades Sagradas: religiosidades católica e afro-brasileira na Zona Norte de Teresina-PI. Dissertação. (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
TZONIS, Alexander; LEFAIVRE, Liane. Por que regionalismo crítico hoje?. In: NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura. 2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Publicado
2021-11-01
Como Citar
Ibiapina, F., & Sabino, L. (2021). Elementos do sagrado afro-brasileiro na obra de Lina Bo Bardi. Revista Espaço Acadêmico, 21(231), 111-123. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56163