Percurso histórico do ensino profissional no Brasil

– da Colônia ao início do século XXI

Palavras-chave: Educação profissional; instituições de educação profissional; história da educação brasileira.

Resumo

O texto reconstrói historicamente a implantação de instituições de educação profissional no Brasil, desde o período colonial até meados do século XX, não apenas se atendo a um narrar em uma linha cronológica destituída de criticidade, mas, sob a égide do materialismo histórico-dialético, analisa marcos de referência que justificam as políticas relativas a essa modalidade de ensino, bem como sua interlocução com a realidade social na qual se inserem. Iniciando com a chegada dos jesuítas, que – a par da alfabetização necessária à catequese – ofereciam ensino de ofícios para a manutenção da vida cotidiana. Com a chegada da família real, em 1808, surgem as primeiras instituições oficiais. Passando pelo Império, República e modernidade, o que se percebe é que, apenas muito recentemente, os cursos oferecidos em escolas profissionais perderam seu olhar filantrópico e social, voltado a crianças e jovens pobres e órfãos, os “desvalidos da fortuna”.

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Biografia do Autor

Eraldo Leme Batista, FE/UNICAMP

Doutor em Educação pela Unicamp, Pós Doutor em Educação pela UEM, HISTEDBR/Unicamp.

Meire Terezinha Müller, UNIFACP - Centro Universitário de Paulínia
Formada em Letras e Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Atuou como Secretária de Educação de Paulínia por três gestões, vice-diretora acadêmica do campus Paulínia da Universidade São Marcos, professora do ensino superior em  várias faculdades da região. Atualmente é professora da UNIFACP - Centro Universitário de Paulínia.

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Publicado
2021-05-01
Como Citar
Batista, E. L., & Müller, M. T. (2021). Percurso histórico do ensino profissional no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 52-69. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56256
Seção
Dossiê: Instituições de Educação Profissional no Estado do Paraná