Estado e Direito em Marx:

uma leitura a partir da tradição althusseriana

  • João Guilherme Alvares de Farias Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Crítica marxista, Direito e Estado, Subjetividade jurídica

Resumo

O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida em nível de mestrado com o objetivo de elaborar uma crítica marxista à obra de Andrei Vychinski (1883-1954). Nosso objetivo é expor a ruptura e a retificação que atingem a obra de Marx no que diz respeito à concepção em torno do Estado, bem como a noção que se pode extrair sobre o direito a partir, principalmente, dos Grundrisse e também de O Capital. Para alcançar nossa proposta, adotamos a pesquisa bibliográfica e recorremos à revisão de literatura, com especial interesse nas obras de Louis Althusser, Evgeni Pachukanis e Márcio Bilharinho Naves. Como resultado, foi possível verificar a presença, na obra de Marx, dos pressupostos fundamentais que mais tarde constituiriam a sistematização da crítica de Pachukanis ao direito, como é o caso da forma-sujeito, bem como a adequação da tese do corte epistemológico no que concerne à concepção de Marx, inclusive sobre o Estado e o direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Guilherme Alvares de Farias, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando e mestre (bolsista FAPESP) em Ciências Sociais pela Unifesp, bacharel em Direito pela PUC-SP (bolsista ProUni) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Classes e Conflitos Sociais (GEPECSO)

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado: notas para uma investigação. In: ZIZEK, Slavoj (Org.). Um Mapa da Ideologia. Trad. Vera Ribeiro. 1.ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

______. Por Marx. Trad. Maria Leonor F.R. Loureiro. 1.ed. Campinas: Unicamp, 2015.

BALIBAR, Etienne. A Retificação do Manifesto Comunista. In: Cinco estudos sobre o materialismo histórico. vol.1 Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1975.

KASHIURA JR., Celso Naoto. Crítica da igualdade jurídica: contribuição ao pensamento jurídico marxista. 1.ed. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

______. Sujeito de Direito e Capitalismo. 1.ed. São Paulo: Outras Expressões; Dobra Universitário, 2014.

MARX, Karl. A questão judaica. 6.ed. Trad. Silvio Donizete Chagas. São Paulo: Centauro Editora, 2005.

______. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

______. Manuscritos econômico-filosóficos. 1.ed. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.

______. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. 1.ed. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011a.

______. A guerra civil na França. 1.ed. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: 2011b.

______. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. Trad. Mario Duayer e Nélio Schneider. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2011c.

______. As lutas de classes na França. 1.ed. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

______. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

______. O Capital: crítica da economia política: Livro III: o processo global da produção capitalista. Trad. Rubens Enderle. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 1.ed. Trad. Marco Aurélio Nogueira e Leandro Konder. Petrópolis: Vozes, 1988.

NAVES, Márcio Bilharinho. Aproximações à crítica marxista do direito. Dissertação de Mestrado – Programa de Ciências Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível na Biblioteca Central Monte Alegre da PUC-SP. São Paulo, 1983.

______. Marx: ciência e revolução. 1.ed. Campinas-SP: Moderna, 2000.

______. Marxismo e Direito: um estudo sobre Pachukanis. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

______. A Questão do Direito em Marx. 1.ed. São Paulo: Outras Expressões; Dobra Universitário, 2014.

PACHUKANIS, Evgeni. A Teoria Marxista do Direito e a Construção do Socialismo. Trad. Lídia Ferreira e Márcio B. Naves. In. NAVES, M.B. (Org.). O Discreto Charme do Direito Burguês: ensaios sobre Pachukanis. 1.ed. Campinas: IFCH-Unicamp, 2009, p. 137-149.

______. A Teoria Geral do Direito e o Marxismo e Ensaios Escolhidos (1921 – 1929). Coord. Marcus Orione. Trad. Lucas Simone. 1.ed. São Paulo: Sundermann, 2017.
Publicado
2021-11-01
Como Citar
Farias, J. G. A. de. (2021). Estado e Direito em Marx:. Revista Espaço Acadêmico, 21(231), 244-257. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56327