Utopia e distopia no episódio “Odiados pela nação” de Black Mirror
Resumo
O propósito deste trabalho é fazer uma análise do último episódio da terceira temporada de Black Mirror, intitulado “Odiados pela nação”. Procura-se situar o episódio como uma reflexão sobre os sentidos da internet, sobretudo a respeito das redes sociais. Isso é motivo para se contrapor um conjunto de reflexões filosóficas que oscilam entre a utopia e a distopia. Nesse sentido, utiliza-se a analogia das redes com o enxame de abelhas como instrumento metafórico de análise; o que, de fato, conduz à conclusão de que uma interpretação distópica das redes sociais é mais atual do que qualquer descrição utopista.
Downloads
Referências
CHOMSKY, Noam. Notas sobre o anarquismo. traducão de Felipe Corrêa, Bruna Mantese, Rodrigo Rosa e Pablo Ortellado. São Paulo: Hedra, 2011.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2017.
KELLY, Kevin. Out of control: the new biology of machines, social systems and the economic world. New York: Basic Books, 1994.
LANIER, Jaron. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. tradução de Bruno Casotti. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
LOVELUCK, Benjamin. Redes, liberdades e controle: uma genealogia política da internet. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2018.
ODIADOS PELA NAÇÃO (Temporada 3, ep. 6). Black Mirror [Seriado]. Direção James Hawes. Produção e roteiro de Charlie Brooker. Londres: Netflix, 2016. Streaming Vídeo (90 min). Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/70264888. Acesso em 03/11/2020.
RODGERS, Diane M. Debugging the link between social theory and social insects. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 2008. Edição Kindle.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. tradução de Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis: Vozes, 1998.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.