Déficit democrático e política eleitoral da desinformação
Resumo
O artigo argumenta sobre a relação indissociável entre propagação de notícias falsas, difamação e ódio político, circunstâncias acentuadas em sociedades com déficit democrático, no qual as instituições republicanas se encontram ameaçadas por mobilizações autoritárias, muitas vezes no próprio establishment, o que é ainda mais grave e perigoso para o bem-estar da sociedade em sua totalidade.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. “Verdade e Poder” In: Microfísica do Poder. Trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2004, p. 1-14.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 2003.
MBEMBE, Achille. Políticas da Inimizade. Trad. de Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral, Trad. de Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Hedra, 2007.
SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. Trad. Coord. por Carlos Josaphat Pinto de Oliveira. São Paulo: Loyola, 2002.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.