Conflitos identitários em "Lion, uma jornada para casa"

Palavras-chave: Cultura; Identidade; Memória Social.

Resumo

Este artigo objetiva uma análise do personagem principal da obra fílmica “Lion: uma jornada para casa”, no que tange à construção de sua identidade e o sentimento de pertencimento, conceitos relacionados com cultura e memória social. A narrativa do filme aborda a história de Saroo, um menino indiano de cinco anos de idade que, ao acompanhar o irmão em sua jornada de trabalho em uma estação de trem, acaba se perdendo de sua família. Depois de passar por diversas dificuldades, Saroo é adotado por um casal australiano e migra para a Austrália, contudo, ao crescer e relembrar memórias de sua infância, o protagonista inicia uma busca por sua família biológica. O estudo analisa a construção da identidade e os efeitos da imigração compulsória do protagonista infante, assim como os conflitos identitários gerados pela mudança de cultura e, posteriormente, pela busca de suas origens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianna Ribeiro Pires, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale).  Especialista em Modelagem do Vestuário e Bacharel em Moda, pela mesma instituição.

Paula Franciele dos Santos

Graduada no curso Superior em Tecnologia em Design de Moda, pelo Instituto Federal Catarinense, Campus Ibirama/SC, Técnica em Controle Ambiental pelo SENAI/SC. Mestranda em Design na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ALECRIM, Emerson. Como usar o Google Earth. Info Wester. Disponível em https://www.infowester.com/tutgoogleearth.php. Acesso em 18/11/2020.
BLOC, André. Lion: uma jornada construída para emocionar. Jornal O Povo. Disponível em http://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/02/lion-um-jornada-construida-para-emocionar.html. Acesso em 18/11/2020.
BRAGA, Emanuel Oliveira. Educação Patrimonial: orientações ao professor. João Pessoa: Superintendência do IPHAN-PB, p. 19-21, 2011. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialOrientacoesAOProfessor_ct1_m.pdf .Acesso em 18/11/2020.
CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, SP: Edusc, 1999.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1992.
HALBWACHS, Maurício. Memória coletiva. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
LAROQUE, Luís Fernando da; BARDEN, Júlia Elisabete; ROSA, Cibele Caroline da. Patrimônio, Memória e Identidade: Estudo de Caso do Terno de Reis entre descendentes de açorianos no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul/Brasil. Revista Outras Fronteiras, v. 5, n. 1, p. 123-137, 2018. Disponível em http://ppghis.com/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/288. Acesso em 24/11/2020.
LION, Uma Jornada Para Casa. Direção: Garth Davis. Produção de Lain Canning. Austrália, Reino Unido, EUA: The Weinstein Company. 2016, Netflix Brasil.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
SANTOS, Eufrázia Cristina Menezes. Gilroy, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. Revista Antropologia, vol. 45, n. 1 São Paulo, 2002. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012002000100013. Acesso em 24/11/2020.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1467 Acesso em 23/11/2020.
SCHEINER, Marvin de Castro Mendonça. A Memória Coletiva na (re) construção da identidade individual: reflexões teóricas e analise fílmica a partir do filme “Valsa com Bashir”. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/263 Acesso em 24/11/2020.
SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, n. 6, p. 14-18, 2003. Disponível em http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/57. Acesso em 24/11/2020.
SOUSA, Rodrigo Franklin de. Símbolos, Memória e a Semiótica da Cultura: a religião entre a estrutura e o texto. Estudos de religião, v. 29, n. 1, p. 70-86, 2015. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/article/view/5790. Acesso em 24/11/2020
TARDIN, Rachel. Qual o idioma oficial na índia? Brasileiras pelo mundo. Disponível em https://www.brasileiraspelomundo.com/qual-o-idioma-oficial-na-india-510777344. Acesso em 18/11/2020.
VERNET, Marc. Cinema e narração. In: AUMONT, Jacques; BERGALA, Alain; MARIE, Michel; VERNET, Marc. A estética do filme. Campinas: Papirus Editora, 2011.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Publicado
2021-11-01
Como Citar
Pires, M. R., & Santos, P. F. dos. (2021). Conflitos identitários em "Lion, uma jornada para casa". Revista Espaço Acadêmico, 21(231), 196-204. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56850