Desenvolvimento humano e “a cruel pedagogia do vírus”

  • Alvaro Marcel Palomo Alves Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná
Palavras-chave: psicologia social;, emoções, pandemia, materialismo histórico

Resumo

A pandemia do SARS COV-2 que se se abateu sobre os países impactou a vida de bilhões de pessoas, trazendo incertezas e desencadeando o mais variado tipo de reações psicossociais. Neste artigo, procuraremos debater o ensaio escrito pelo sociólogo português Boaventura de Sousa Santos intitulado “A cruel pedagogia do vírus” à luz das contribuições da psicologia sócio-histórica. Procuramos compreender o que a pandemia possibilita de aprendizado sobre o funcionamento da sociedade e das variadas emoções que compõem nossa relação com as pessoas e as instituições. A partir da compreensão sócio-histórica de desenvolvimento humano, apontamos para a necessária crítica do conceito de tempo histórico e seu impacto no desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvaro Marcel Palomo Alves, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná
Mestre em Psicologia da Infancia e Adolescencia (UFPR), Doutor em Psicologia e Sociedade (FCL/UNESP), Professor-Adjunto na UEM.

Referências

BUSARELLO, F. R. Afetos em tempos de pandemia. In: SAWAIA, B. B. (org). Expressões da pandemia, v. 01. Nexin, 2020.
DIAS, S. L. Introdução às leituras de Lev. S. Vygotski. Porto Alegre: Editora Fi, 2019.
ESPINOSA, B. Da origem e da natureza dos afetos. In: ESPINOSA, B. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FARIA, P. M. F & CAMARGO, D. O papel das emoções no desenvolvimento humano. In: DIAS, S. L. Introdução às leituras de Lev. S. Vygotski. Porto Alegre: Editora Fi, 2019.
CICARELLO Jr. I. C. & CAMARGO, D. Tempo histórico: um importante conceito para compreender a concepção Vygotskiana de desenvolvimento humano. In: DIAS, S. L. Introdução às leituras de Lev. S. Vygotski. Porto Alegre: Editora Fi, 2019.
LEAL, E. M. Trabalho e relações de classe em tempos de pandemia. Tessituras, v. 08, n. 1, 2020.
LEONTIEV, A. N. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. N O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 1978.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo na criança. In: LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 1978.
LIBERALI, F. C.; FUGA, V. P. A importância do conceito de perejivanie na constituição de agentes transformadores. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 35, n. 4, p. 363-373, Dec. 2018. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000400363&lng=en&nrm=iso . Access on 23 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/1982-02752018000400004.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. WHO’s three messages for UNGA75. Disponível em https://www.who.int/news/item/27-01-1442-who-s-three-messages-for-unga75. Acesso em 22 de novembro de 2020.
PAIVA, B. A. de; TAVARES, E. J. O confronto de projetos societários na América Latina no Século XXI: uma nova guinada do mundo? Rev. Katálysis, Florianopolis, v. 23, n. 3, p. 601-614, Dec. 2020. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802020000300601&lng=en&nrm=iso . Access on 22 Nov. 2020. Epub Oct 16, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p601.
ROWLING, M. Pandemia pode reverter desenvolvimento humano pela 1ª vez em 30 anos alerta ONU. Agência Brasil Noticias https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-05/pandemia-pode-reverter-desenvolvimento-humano-pela-1a-vez-em-30-anos#:~:text=O%20surto%20do%20novo%20coronav%C3%ADrus,feira%20(20)%20em%20relat%C3%B3rio., publicado em 21/05/2020, acessado em 01/10/2020.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 1988.
SANTOS, B. S. & MENESES, M. P. Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009.
SANTOS, B.S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020
SAWAIA, B. B. As artimanhas da exclusão. Petrópolis, Vozes, 2001.
VARGAS, I. V. Grandes empresas mudam rotinas para continuar a produção na pandemia. https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/04/grandes-empresas-mudam-rotinas-para-continuar-a-producao-na-pandemia.shtml. Publicado em 04/04/2020, acessado em 10/11/2020.
VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: A questão do meio na pedologia Sobre os fundamentos da pedologia. Trad. Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
VINHA, M. P.; WELCMAN, M. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev Semionovich Vigotski. Psicol. USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010. Disponível em . Acesso em 07 out. 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400003.
Publicado
2021-02-01
Como Citar
Palomo Alves, A. M. (2021). Desenvolvimento humano e “a cruel pedagogia do vírus”. Revista Espaço Acadêmico, 20, 04-14. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/57082
Seção
Pandemia e Psicologia Social: conexões