O programa "Conta pra mim" e sua perspectiva de educação na primeira infância
Resumo
O artigo se dedica a discutir a concepção de e as perspectivas para a educação na primeira infância presentes no programa Conta pra Mim, do Ministério da Educação. Para isso, apresenta o programa e seu principal documento, o Guia de Literacia Familiar, analisando seu horizonte à luz dos pressupostos adornianos para a educação, tendo em vista a oferta de leitura e de livros às crianças de zero a seis anos no ambiente familiar. Conclui que a iniciativa se orienta em uma visada produtivista e instrumentalizadora da educação, socioeconomicamente alienada, especialmente no que toca ao objeto específico do programa, a leitura e a escrita.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. Dicionário crítico de sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE ALFABETIZAÇÃO. Conta pra Mim: Guia de Literacia Familiar. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância: São Paulo: Global, 2010
SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. Manual do Professor. São Paulo: Moderna, 1999.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.