Educação e diversidade sexual:

contribuições da abordagem pós-estruturalista

  • Roney Gusmão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Educação, Diversidade, Pós-estruturalismo

Resumo

Discute-se neste texto a articulação entre as mudanças epistemológicas sobre o conceito de “sujeito” e o contexto histórico pós-moderno no transcurso do século XX. A “morte do sujeito cartesiano” foi, na verdade, produto de alterações profundas na prática social e nos modos de visibilidade dos grupos sociais. Tal fato impactou diretamente os espaços educacionais, trazendo à tona reflexões em torno da diversidade e dos novos desafios postos à prática pedagógica. Portanto, neste texto será apresentada uma breve revisão de literatura sobre a forma como a corrente pós-estruturalista, ancorada no tempo histórico pós-moderno, revela um modo de pensar o sujeito dentro de novos dilemas postos à educação.

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Biografia do Autor

Roney Gusmão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. É professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB/CECULT, foi docente titular e coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Também participa do grupo de estudo História, Trabalho e Educação e A Educação não-Escolar pelo Museu Pedagógico/UESB, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura, trabalho, acumulação flexível, ideologia, espaço geográfico.

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Publicado
2022-01-01
Como Citar
Gusmão, R. (2022). Educação e diversidade sexual: . Revista Espaço Acadêmico, 21(232), 75-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/57596