Só há um deus, Stálin, e Losurdo é seu profeta!
A apologia ao capitalismo em “Fuga da história?”, de Domenico Losurdo
Resumo
O artigo empreende análise crítica do livro de Domenico Losurdo, Fuga dalla Storia? La rivoluzione russa e la revolucione cinese oggi, publicada em 3ª edição, em Nápoles, em 2012, pela Editora Scuola de Pitagora. O livro, apresentado em primeira edição em 1999, na Itália, foi publicado no Brasil, pela Editora Revan, em 2004, sob o título Fuga da história? A Revolução Russa e a Revolução Chinesa vistas de hoje. O artigo faz parte de revisão crítica da obra do autor, já realizada no que se refere aos livros Stálin: história crítica de uma legenda negra. (Rio de Janeiro: Revan, 2019) e O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer (São Paulo: Boitempo, 2018). No particular, questiona o método, os processos e as interpretação sobre Revolução Russa e Chinesa e as comparação entre os dois processos, assim como as propostas gerais decorrentes dessa démarche. Aborda as origens político-ideológicas do autor e seus eventuais nexos com suas visões tardias.
Downloads
Referências

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.