Só há um deus, Stálin, e Losurdo é seu profeta!

A apologia ao capitalismo em “Fuga da história?”, de Domenico Losurdo

  • Mário Maestri Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Losurdo, história, marxismo

Resumo

O artigo empreende análise crítica do livro de Domenico Losurdo, Fuga dalla Storia? La rivoluzione russa e la revolucione cinese oggi, publicada em 3ª edição, em Nápoles, em 2012, pela Editora Scuola de Pitagora. O livro, apresentado em primeira edição em 1999, na Itália, foi publicado no Brasil, pela Editora Revan, em 2004, sob o título Fuga da história? A Revolução Russa e a Revolução Chinesa vistas de hoje. O artigo faz parte de revisão crítica da obra do autor, já realizada no que se refere aos livros Stálin: história crítica de uma legenda negra. (Rio de Janeiro: Revan, 2019) e O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer (São Paulo: Boitempo, 2018). No particular, questiona o método, os processos e as interpretação sobre Revolução Russa e Chinesa e as comparação entre os dois processos, assim como as propostas gerais decorrentes dessa démarche. Aborda as origens político-ideológicas do autor e seus eventuais nexos com suas visões tardias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Maestri, Universidade de Passo Fundo

Brasileiro e italiano. Viveu e estudou como refugiado, no Chile e na Bélgica, de 1971-77. Participou ativamente da Revolução Chilena. Graduou-se e doutorou-se em História pela UCL, Bélgica. Lecionou em instituições universitárias e curso de Pós-Graduação no RJ e no RS. Tem livros publicados na Itália, França, Bélgica, Paraguai e Brasil.

Referências

não há
Publicado
2021-03-06
Como Citar
Maestri, M. (2021). Só há um deus, Stálin, e Losurdo é seu profeta!. Revista Espaço Acadêmico, 20(227), 196-226. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/57702