A educação profissional e tecnológica no Paraná:

da ET-UFPR UFPR ao IFPR, uma trajetória de intermitências e disputas

Palavras-chave: Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica (EPT), IFPR (Instituto Federal do Paraná (IFPR), Paraná, Ensino dual.

Resumo

O objetivo desse artigo é fazer uma abordagem histórica sobre educação profissional e tecnológica no Estado do Paraná observando o percurso de suas principais instituições: os primórdios da ET-UFPR, passando pela “Escola Alemã”, “Colégio Progresso” até o IFPR, no momento atual. Segundo Ramos (2014), a oferta da EPT no Brasil sempre atendeu um projeto de educação dual, por isso, além do histórico sobre essas instituições, empreenderemos em interface, uma análise sobre o contexto político-social, as disputas (ainda em curso) e projetos societários que motivaram a existência desses modelos. Por fim, com base em dados sobre a estrutura do IFPR hoje, presente em 26 municípios e em todas as regiões do Estado, vislumbraremos as potencialidades, mas também os desafios para a expansão da rede no estado e para a oferta de uma educação pautada na politécnica, na formação integral do ser humano ante o processo de ‘senaização’ atual (FRIGOTTO, 2021).

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Publicado
2021-05-01
Como Citar
Cavalcante, J. J. (2021). A educação profissional e tecnológica no Paraná: . Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 70-80. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/57992
Seção
Dossiê: Instituições de Educação Profissional no Estado do Paraná