Gestão pedagógica e direitos humanos no contexto educacional (pós-)pandêmico:

impactos, desafios e cenários para o “novo (a)normal”

  • Maria José de Matos Luna UFPE
  • Marcelo Bernardo de Andrade UFPE - PPGDH
Palavras-chave: Direitos Humanos; Educação; Gestão Pedagógica; Pandemia (covid-19); Cenários Educacionais

Resumo

Educação é um direito humano essencial, um compromisso com a sociedade atual e com a própria construção de futuro, em prol da dignidade humana e de uma sociedade mais justa, democrática e equânime. Este trabalho, de cunho eminentemente empírico e com breves incursões no campo teórico, objetiva discutir e de certo modo problematizar, sob uma ótica crítico-reflexiva, não apenas os impactos e as significativas transformações no âmbito da dinâmica escolar provocadas pela pandemia (covid-19), mas também os desafios enfrentados pelos gestores pedagógicos para tentar preservar a efetividade dos direitos humanos básicos à educação, à saúde e ao trabalho. Pautamo-nos metodologicamente numa abordagem investigativa de métodos mistos e de concepção filosófica Pragmática (CRESWELL, 2010, p.34), com uma amostra não probabilística e intencional. Entende-se que a análise dessas leituras e realidades vivenciadas oportunizará a construção de estimativas e prospecções de cenários de grande relevância para o contexto educacional vindouro, pós-Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José de Matos Luna, UFPE

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direitos Humanos da UFPE e Presidente da Comissão de Direitos Humanos D. Hélder Câmara da UFPE

Marcelo Bernardo de Andrade, UFPE - PPGDH

Mestrando em Direitos Humanos (UFPE), Pós-graduado em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica (UPE). Professor e Gestor educacional. Membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara (UFPE) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Infraestrutura Produtiva e Logística para o Desenvolvimento Local Sustentável (CAPES/CNPQ).

Referências

ABRUCIO, F. L.; SIMIELLI, L. Contextualizando a educação brasileira: trajetória recente, situação atual e perspectivas sociopolíticas. In.: Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil. Cap. 2. p. 17-22. Instituto Reos, junho 2015. Disponível em: http://cenarioseducacao2032.org.br/contexto-da-educacao-basica-brasileira/ Acesso em: 26 de outubro, às 7h22.
BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos. Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial. Resumo Executivo. Washington, 2011.
BASTOS, Remo M. Brito. Banco mundial: aprendizagem para todos até 2020 – breves notas sobre uma estratégia de legitimação. xxii semana de educação da uece (2015) Disponível em
http://www.uece.br/eventos/semanadeeducacaouece/anais/trabalhos.html Acesso em: 28 de julho de 2020

BRASIL. CENSO ESCOLAR 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais
Acesso em: 15 de fevereiro de 2021, às 9h13

CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. In: Revista do GELNE, Piauí, v.12, n.2, 2010.
CRESWELL, Jonh W. Projeto de Pesquisa. Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Ed. Cortez, Autores Associados, 1989.

FONSECA, Dirce Mendes da. Gestão e educação. In: Revista Universidade e Sociedade, ano IV, 1994.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1995.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 7ª ed., São Paulo: Ed. Cortez, 1998.

OECD (2019), Education at a Glance 2019: OECD Indicators , OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/f8d7880d-en

PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para a análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
______. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
______. MONTGOMERY, C. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

QEdu - Lista completa de escolas, cidades e estados. Disponível em: https://www.qedu.org.br/busca Acesso em: 15 de fevereiro de 2021, às 11h27.
RUSSEL, S. & NORVIG, P. Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna. ISBN-10: 0136042597. Pearson. 2009, 3ª ed. 1152pp
SANTOS, B. de S. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento / Boaventura de Sousa Santos, Marilena Chauí. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, A.M.M. Educação superior: espaço para formação em direitos humanos / Ainda Maria Monteiro Silva (Organizadora). São Paulo: Cortez, 2013. Coleção Educação em direitos humanos.
Publicado
2021-04-01
Como Citar
Luna, M. J. de M., & Andrade, M. B. de. (2021). Gestão pedagógica e direitos humanos no contexto educacional (pós-)pandêmico:. Revista Espaço Acadêmico, 20, 75-86. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58175
Seção
O mundo do trabalho pós–pandemia: cenários, desafios e inquietações