Gestão pedagógica e direitos humanos no contexto educacional (pós-)pandêmico:
impactos, desafios e cenários para o “novo (a)normal”
Resumo
Educação é um direito humano essencial, um compromisso com a sociedade atual e com a própria construção de futuro, em prol da dignidade humana e de uma sociedade mais justa, democrática e equânime. Este trabalho, de cunho eminentemente empírico e com breves incursões no campo teórico, objetiva discutir e de certo modo problematizar, sob uma ótica crítico-reflexiva, não apenas os impactos e as significativas transformações no âmbito da dinâmica escolar provocadas pela pandemia (covid-19), mas também os desafios enfrentados pelos gestores pedagógicos para tentar preservar a efetividade dos direitos humanos básicos à educação, à saúde e ao trabalho. Pautamo-nos metodologicamente numa abordagem investigativa de métodos mistos e de concepção filosófica Pragmática (CRESWELL, 2010, p.34), com uma amostra não probabilística e intencional. Entende-se que a análise dessas leituras e realidades vivenciadas oportunizará a construção de estimativas e prospecções de cenários de grande relevância para o contexto educacional vindouro, pós-Pandemia.
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Referências
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